Conheça nossa loja de ciclismo, clique aqui
Seu carrinho de compras está vazio

Filtros de ar para Moto - Motocross

Filtro de Ar Putoline CRF 230 03/18 Filtro de ar Crf 230 Br Race Filtro Ar Twin Air CRF 230F/CRF150F Filtro de ar XTZ 250 Lander Br Race Filtro de ar XR 250 Tornado Br Race Filtro de ar XR 200 Br Race Filtro de ar TTR 230 Br Race Filtro de Ar Twin Air Honda Filtro de Ar IMS CRF 230 Filtro de Ar Putoline KX125/250 97/01 Filtro de Ar Putoline WR450F 03/12 WR250F 03/13 Filtro de Ar Putoline RM250/125 96/01 Filtro de Ar Putoline CRF 250 10/13 CRF 450 09/12 Filtro de Ar Putoline YZ125 89/92 YZ250 89/97 Filtro Ar Twin Air KTM/Husqvarna Filtro Ar Anker CRF 230 Filtro de Ar Putoline CRF 150 07/18 Filtro de Ar Putoline YZ125/250 Filtro de Ar Putoline Kawasaki KXF450/250 Filtro Ar Twin Air Yamaha Filtro de Ar Putoline TM Enduro 2T Filtro de Ar Putoline CRF250R 14/16 CRF450R 13/16 Filtro de Ar Putoline Suzuki DRZ400 Filtro Ar Twin Air Kawasaki Filtro de ar Anker XR 200 Kit Filtro Ar Tornado Anker Filtro Ar Anker para Tornado Filtro Ar Anker TTR 230 / XTZ125 Filtro Ar Twin Air DRZ 400/RM 250S Filtro Ar Twin Air CRF 150R 07/18
Indisponível
Indisponível
Filtro de Ar Putoline CRF450R/X 03/14 CRF250R/X 04/14
Indisponível
Indisponível
Filtro de Ar Athena Crf 150 13/CRF 230 07
Indisponível
Indisponível
Filtro de Ar BR Parts CRF 230
Indisponível
Indisponível
Filtro de Ar Putoline CR250/125 02/07
Indisponível
Indisponível
Filtro de Ar Twin Air RMX/RM 125/250

Filtros de ar

O filtro de ar para moto é uma peça fundamental para o bom funcionamento do seu motor, já que o próprio nome já faz referência à uma importante função - a filtragem do ar que irá para a câmara de combustão auxiliar na queima do combustível. Simples e de baixo custo, esta peça muitas vezes passa despercebida pelos praticantes de motocross. Isso ocorre em razão de sua localização: o item fica praticamente escondido na parte interna da moto, o que causa uma certa desconfiança e insegurança dos pilotos para chegarem até ele e realizarem verificações da manutenção ou upgrades.


filtros

Diferentes formatos e modelos de filtros de ar para motos - o verdadeiro pulmão da sua companheira de trilhas e pistas.

Assim como os demais componentes das motos, o filtro de ar para moto exige atenção especial quanto à sua manutenção: o descuido ou esquecimento pode comprometer seriamente a durabilidade e o desempenho do motor. Não trocá-lo ou esquecer-se de limpá-lo é prejudicial para o funcionamento da moto, levando a reparos muito maiores e que pesam no orçamento, vista que cada filtro é um item relativamente barato perto de outras peças, já que em caso de pouca manutenção do filtro de ar, peças como pistões podem ser seriamente comprometidas.

Para que serve o filtro de ar para moto?

A principal utilidade do filtro de ar para moto é remover impurezas do ar ou de sujeira na queima de combustível. Assim, o ar filtrado permite que o equipamento atinja a potência ideal para girar o motor, com alto desempenho e economia de combustível, evitando também que impurezas do ar comprometam a estrutura física das peças, já que algumas partículas podem se acumular ao longo dos anos, causando danos e diminuindo a durabilidade das juntas.


filtros

O acesso pode até ser difícil, mas a manutenção é essencial para um bom funcionamento do motor em diversos sentidos.

Quando trocar o filtro de ar para moto?

Não existe uma regra fixa para realizar a troca da peça. Muitos são os fatores que influenciam na troca do filtro do ar para moto, como a frequência ou quantidade de uso e o tipo de solo escolhidos pelo piloto. Apesar de não haver um prazo certo, o ideal é realizar a troca ou limpeza quando a quilometragem do veículo atingir 10.000 km, ou de acordo com os outros fatores já descritos, o importante é saber interpretar os sons e sentir a resposta da moto ao final de cada uso, afinal, nada como o piloto para saber se sua moto está pronta para a próxima, ou se precisa de uma manutenção antes de ter o cabo enrolado novamente.

Como saber se o filtro está sujo?

Para verificar se o seu filtro de ar para moto está sujo, observar a superfície de cobertura é essencial. Caso haja sujeira aparente, é necessário limpá-lo. No entanto, recomenda-se realizar uma análise mais profunda na peça, afinal impurezas podem ficar impregnadas nos poros, afetando assim o desempenho da moto, já que elas evitam a passagem correta do ar.


filtros

Na imagem da esquerda um filtro de ar completamente sujo, repare que a sujeira chega a acumular na caixa do filtro. Já na direita um filtro relativamente sujo, mas ainda lavável.

Como limpar o filtro de ar? Posso limpar com água?

Caso não seja necessário trocar a peça, é possível limpá-la com um pouco de água e sabão. Não é preciso que o filtro de ar esteja completamente sujo para realizar uma limpeza, pois partículas pequenas podem obstruir os poros de ar e comprometer o funcionamento do motor, além de aumentar o uso de combustível, pois com há pouco ar dentro da câmara de combustão, acaba sendo injetado uma quantidade maior de combustível. Evite o uso de produtos químicos ou abrasivos, já que estes podem causar danos nos poros e permitir a passagem da sujeira diretamente para dentro da câmara de combustão. Na dúvida, consulte um profissional para realizar a manutenção.

Na hora da limpeza, mergulhe o filtro de ar em uma solução de água e sabão e esfregue suavemente com um pano limpo para remover toda a sujeira. Vale lembrar que esfregar com muita força pode romper os poros, e ai seu filtro pode ter a eficiência comprometida. Para finalizar, deixe a peça secar à sombra, assim pode ser evitado que o contato direto com o sol queime a espuma, diminuindo a sua resistência e causando furos no filtro.


filtros

Água e sabão já resolvem na hora da limpeza, e adicionar o óleo para ajudar a reter as impurezas é essencial para manter o motor em dia e enrolar o cabo com vontade.

Quanto tempo dura um filtro de ar?

Os filtros de ar não possuem um prazo determinado, pois tudo depende dos hábitos do piloto quanto ao uso da moto, por isso, saber interpretar a real necessidade de troca é ideal, afinal em um filtro sem condições de funcionamento é visível o desgaste, já que o excesso de sujeira faz com que o filtro vá se deteriorando, perdendo partículas ou materiais que o compõe, ficando literalmente mais fino e sem elasticidade, causando assim bloqueio não só da sujeira, mas também de parte do ar. Além de realizar a troca da peça, vale lembrar que também é necessário utilizar óleo específico para filtros, essencial para otimizar a retenção da sujeira, impedindo-as de passar pela peça e chegar ao motor.

Filtro de ar para a sua moto é aqui na MX Parts. As maiores marcas e modelos para filtros de ar como Twin Air, Anker, Putoline e Athena com preços e condições imperdíveis você só encontra aqui na maior loja off road do Brasil, e de quebra você ainda conta com atendimento especializado. Confira.

Confira mais sobre os filtros de ar