Conheça nossa loja de ciclismo, clique aqui
Seu carrinho de compras está vazio

Relação para sua moto em até 12x sem juros

Pinhão StocoParts CR 250/CRF 450 R/X Coroa Edgers Kawasaki Coroa Edgers Yamaha Coroa Edgers Honda Kit Relação Coroa/Corrente/Pinhão SCUD CRF 230 Coroa Supersprox Stealth KX / KDX / KXF Coroa de Aço Biker CRF230 / CR125 / CR250 / CRFX 125/250/450 / CRF 125/250/450 / XR400 Corrente KMC Gold 520H X 120L - CRF230 / CRF250R / CR / KDX Coroa NFS Racing Husqvarna Alumínio Corrente Yi Li 520H X 120L - Com Retentor Pinhão Renthal Honda Pinhão Prox CRF 150 Corrente CZ Chains Super Gold 520 - 118 Elos Corrente KMC 520H X 108L - XR200 Corrente KMC 520UO Coroa NFS Racing CRF230 Alumínio Coroa Anker Aço XTZ125 Coroa Edgers KTM Coroa Edgers Suzuki Coroa Anker Aço Tornado Coroa Anker Aço TTR230 Corrente Red Dragon 520H x 116L Sem retentor Pinhão Anker CRF230 / XR200 / NX200 Pinhão Edgers CR250 / CRF450 / CRF450X Coroa Renthal Honda Pinhão Prox KXF 250 Pinhão Edgers CR125 / CRF250 / CRF250X Corrente KMC 428H x 120L - Sem Retentor Coroa Renthal KTM Pinhão Edgers YZF450 / WRF450 / KXF450 Pinhão Prox CRF 450 / CR 250 Pinhão Pro-X Yamaha/Kawasaki Coroa Corona KTM Coroa de Aço 1045 Biker TTR 230 / TORNADO / WRF / YZF 250/450 Coroa de Aço 1045 Biker TTR230 / TORNADO / WRF / YZF250 / YZF450 Colors Corrente Red Dragon Reforçada 520H x 116L Pinhão Pro-X KX 125 Pinhão Supersprox CR125 / CRF250R / CRF250X Coroa BR Parts Yamaha Coroa Corona KTM 50 Coroa BR Parts GASGAS Coroa Stocovich Kawasaki KXF 250 / 450 Aço 1045 Coroa Corona KTM 65 Coroa de Aço 1045 Biker DT180 / DT200 Coroa de Aço 1045 Biker XR200 / NX200 Coroa Renthal Kawasaki Pinhão Prox KTM Pinhão Supersprox Yamaha YZ 250 / YZF 400/426/450

Conheça um pouco mais sobre a transmissão da sua moto

Mais importante do que muitos pilotos pensam, a relação da moto é composta basicamente por três peças, e, sem elas qualquer moto não consegue sair do lugar, mesmo enrolando o cabo até o final. Isso porque a transmissão da moto é responsável por literalmente transmitir a força gerada pela combustão vinda do motor à roda traseira, fazendo a moto se mover.

Claro que o conjunto de peças da transmissão é muito mais complexo que apenas três peças, mas são essas três que são de um funcionamento mais simplificado e que também permitem uma personalização que possibilita resultados visíveis sem muita mão de obra.


relação

Fundamentais para qualquer veículo, a transmissão é responsável por transmitir a força gerada pelo motor para a(s) roda(s).

Relação Curta e Longa? O que significa?

Por mais que cada moto seja produzida com uma finalidade de modalidade, a relação ideal para cada piloto ou até mesmo nos diferentes locais onde ele utilizará a moto podem ser modificados, tornando a moto com duas características diferentes - encurtando ou alongando a relação. Isso é possível de ser feito de maneira muito simples ao alternar a quantidade de dentes/tamanhos das coroas e dos pinhões.

Ao mudar uma relação, a transmissão da moto lê a rotação de uma mesma forma, mas o resultado se torna diferente, já que com a relação curta, o arranque ou tração da moto se tornam mais eficientes, visto que a intenção aqui é fazer com que a moto saia do repouso de maneira mais rápida. Isso se deve ao fato físico de que ao colocar uma coroa maior ou com mais dentes e um pinhão menor ou com menos dentes cria-se uma relação de transmissão voltada para força de arranque, mas nesse caso as velocidades finais são menores ou acabam forçando demais as rotações do motor diminuindo consideravelmente a vida útil das peças e consequentemente aumentando o consumo.

Em contrapartida, uma relação longa visa tornar o arranque mais macio e com retomadas mais lentas, mas a velocidade final se torna maior e sem sobrecarregar o motor. Isso ocorre ao inverter o tamanho ou quantidade de dentes de uma relação curta, ou seja, para maiores velocidades finais é necessário utilizar pinhão maior ou com mais dentes e uma coroa menor ou com menos dentes.


transmissão

Pinhão menor e coroa maior = relação curta, deixando a moto mais esperta nas retomadas e arranque, a relação inversa com pinhão maior e coroa menor torna a relação longa, ideal para quem busca maiores velocidades.

Coroas

As coroas são peças que possuem fixação junto ao cubo traseiro da moto e transmitem a força repassada do pinhão vinda do motor pela corrente, girando e fazendo com que a roda se mova. Com tamanhos e fabricações diferentes, as coroas de transmissão podem até ser personalizadas graças à acabamentos anodizados que garantem maior durabilidade para a pintura da peça. Dependendo da marca, as coroas podem ser fabricadas em ferro, aço e até mesmo em alumínio, favorecendo a performance e graças ao menor peso.


coroas

Pinhões

Os pinhões são engrenagens menores e são posicionadas diretamente junto ao motor, e é a partir deles que a energia gerada pela combustão é repassada para a corrente, que aciona a coroa. Por serem menores e sofrerem com a tração direta, normalmente sofrem maior desgaste, mas mesmo as peças mais caras possuem um custo mais baixo em relação à outras peças do motor devido à sua fabricação em ferro, aço ou alumínio, e que sem muitos detalhes e contornos que exigem horas de trabalho ou muitos processos para a fabricação.


pinhão

Correntes

Na hora de escolher o tipo da relação, sempre se pensa em pinhões e coroas, já que a corrente acaba sendo escolhida em função das duas outras peças, mas nem por isso ela deixa de ser importante, já que ela é a responsável por repassar a força gerada pelo pinhão à coroa. A corrente de transmissão é uma das peças que exige grandes cuidados e manutenção constante, afinal, uma quebra da corrente pode ocasionar o travamento do motor, o que gera muito prejuízo e transtornos.


correntes

Cuidados com sua relação de transmissão

Aparentemente simples, a transmissão da moto necessita de manutenção e cuidados regulares, mas que não são um grande problema ou que exigem um grande tempo do piloto, além disso, a manutenção da transmissão da moto pode ser realizada em casa com tranquilidade. Em um primeiro momento, a atenção deve ser dada à corrente, que precisa ser limpa e lubrificada ao final de cada trilha ou uso nas pistas, já que o excesso de sujeira pode causar muito atrito entre os elos da corrente, entre a corrente e o pinhão ou a coroa, diminuindo a durabilidade das peças e fazendo muitos barulhos.


correntes

Para lavar a corrente pode-se utilizar dois modos: montada e desmontada. No caso de optar por deixar a corrente montada, basta levantar a moto a ponto da roda poder girar e movimentar a corrente, e então com água pressurizada, detergentes e escovas é só ir limpando a corrente. Também é possível utilizar desengraxantes, querosene e até mesmo gasolina, mas são produtos que agridem o ambiente, e se não forem removidos após a limpeza, podem causar danos à borrachas nos anéis internos dos elos, diminuindo a vida útil da corrente.


correntes

Em uma limpeza mais profunda é necessário remover a roda, e desmontar a corrente pela trava e realizar processo de limpeza e até mesmo deixando-a de molho. Em qualquer um dos modos, se deve deixar a corrente secar para então aplicar lubrificantes e óleos que evitam com que o excesso de sujeira penetre entre os elos, já que devido à viscosidade desses produtos, a sujeira fica retida neles, fazendo com que a corrente trabalhe com menos barulhos e até mais suave.


correntes

Já a coroa e o pinhão exigem cuidados básicos na manutenção. Durante a limpeza, remover o excesso de sujeira e observar se os dentes não sofreram desgastes é uma tarefa simples e rápida de ser feita, e claro, ao trocar uma dessas peças, verifique as demais, afinal todo o sistema funciona em conjunto, e se uma delas não está bem, é um indicativo que as demais também podem estar comprometidas.

Só aqui na Mx Parts, a maior loja online off road do Brasil, você encontra há mais de dez anos a maior variedade de peças para a relação de transmissão da sua moto com os melhores preços e condições, além de uma equipe especializada para te atender, confira.

Confira nosso vídeo e saiba mais sobre as relações de transmissão: