Conheça nossa loja de ciclismo, clique aqui
Seu carrinho de compras está vazio

Peças

Válvula de Suspensão Dianteira Corona Guia de Corrente Avtec CRF 230 Guia de Corrente Framax CRF 230 - Aço Road Book Corona Externo Independência Válvula de Admissão e Molas Pro-X CRF 250 Kit 2 peças. Retentor Virabrequim Pro-X KTM 250SX-F 06/10 + EXC-F 08/10 Kit Biela Pro-X CRF 450R 02/08 Guia de Corrente Anker Traseiro XR 200/Bros 150 Guia de Corrente Anker Traseiro Tornado Guia de Corrente Anker Traseiro CRF 150/230 CABO DE EMBREAGEM YZF 250/450-14/16-POWER MX CABO DE EMBREAGEM YZF 250 09/13 POWER MX CABO DE EMBREAGEM CRF 250 / 450 POWER MX Cabo de embreagem CRF 250 - 14/16 450 - 15/16 Power MX Guia de Balança Start Racing KTM/Husqvarna Guia de Corrente Start Racing KTM/Sherco Guia de Corrente Corona Tornado Kit Rolamento + Retentor de Virabrequim Pro-X CRF 150 Comando de válvulas Force Cam estágio 1-2-3-4 P/ Honda CRF 230 Comando de válvulas Force Cam estágio 5 Câmara de Ar Levorin MSA 21 Junta da Tampa Lateral Direita VEDAMOTORS YZF/WRF 250 Jogo Juntas com Borracha VEDAMOTORS CRF 250 R / X Pedal De Freio Corona CRF 230 Jogo Juntas com Borracha VEDAMOTORS CRF 450R 09/15 Kit Biela Vedamotors CRF 230 Jogo de Juntas VEDAMOTORS KX 250F 09/15 Platô de Embreagem Pro-X CR125 / KTM 125/150/200 Guia de Corrente Start Racing KXF/KLX Guia de Balança Start Racing Kawasaki Junta da Tampa Lateral Direita VEDAMOTORS KX450F / KLX450R Guia de Corrente Start Racing YZ/WRF 250/450 Guia de Balança Start Racing Yamaha Guia de Balança Start Racing CR 125/250/CRF 250/450R/X Guia de Corrente Start Racing CRF 230 Jogo Juntas com Borracha VEDAMOTORS KX450F 10/15 Retentor de Garfo Vedamotors Honda/Husqvarna/Suzuki Jogo Juntas VEDAMOTORS CRF250 R / X Jogo de Juntas com Borracha VEDAMOTORS KTM Kit Rolamento + Retentor de Virabrequim Pro-X CRF 250 R/X Guia de Corrente Biker XR 250 Tornado Guia de Corrente Completo Start Racing CR 125/250R CRF250/450 R/X Retentor de Garfo Vedamotors Honda/KTM/Yamaha Guia de Corrente Biker GasGas 2T 250/300 Jogo de Juntas VEDAMOTORS YZF 450 10/13 Jogo Juntas VEDAMOTORS KX450F / KLX450R Jogo de Juntas VEDAMOTORS KX250F / RMZ 250 Platô de Embreagem Pro-X CRF 150

Conheça mais sobre o funcionamento da sua moto graças às Peças de Motor

Elas são as responsáveis diretas pelo funcionamento da sua moto, aliás, todo o conjunto de peças da moto é o que faz ela realmente andar, mas são as peças do motor que permitem que ao dar mão a moto gere força suficiente para ativar a relação de transmissão e fazê-la andar efetivamente. Por isso, manter as peças com a manutenção em dia é o ideal para que a moto também funcione da maneira correta.

Realizar a manutenção das peças do motor é uma tarefa simples, mas ao mesmo tempo complicada, já que devido ao difícil acesso à algumas delas, visualmente não se tem noção do estado em que elas se encontram. Por isso, observar pequenos detalhes é tão importante, e qualquer indicativo de como uma determinada peça está funcionando é fundamental para manter a sua moto encarando trilhas e pistas com o máximo em performance e claro, bom estado.

Conhecendo as peças do motor da sua moto

Para entender melhor como funciona todo o conjunto, é necessário entender a importância e função das principais peças do motor, afinal sozinhas a importância pode não ser muita, mas o conjunto e o funcionamento de cada uma interfere no resultado final, confira:

O importante é lembrar que tudo o que acontece no motor, se passa dentro de uma estrutura denominada de bloco do motor. Dentro desse espaço existem câmaras (cilindros) que irão realizar os processos geradores de energia para movimentar a moto.


bloco

Dentro do bloco do motor é onde a queima do combustível acontece e a energia para mover a moto é gerada, mas até os gases saírem pelo escapamento, muita coisa acontece.

valvula

Válvulas

Eles são o início e o fim do processo de combustão. Dentro do motor, as câmaras onde a combustão é realizada, só recebem o combustível que será queimado devido às válvulas de admissão permitirem essa entrada, bem como a saída do produto dessa queima (os gases) só são liberados pela abertura da válvula de escape. Essas hastes com a ponta arredondada possuem um funcionamento simples - com uma mola, são empurradas para dentro da câmara de combustão liberando o combustível, e quando retraída, a válvula de escape é empurrada, e com a pressão interna os gases saem pelas laterais dela.

pistão

Pistões, anéis e bielas

O conjunto dessas peças é responsável por realizar o processo mais básico da combustão - a compressão. Dentro da câmara de combustão (cilindro), o pistão (extremidade superior ou cabeça do pistão) é movimentado pela biela em apenas dois sentidos - cima e baixo. Conforme a biela recebe a força de outra peça (comando de válvulas) esta empurra o pistão por meio da ligação em um pino (pino do pistão) comprimindo o combustível e o ar em direção à vela, que causa a explosão. Em consequência disso, a pressão da explosão gera energia e o pistão é empurrado para baixo pelos gases, recomeçando o ciclo. Os anéis que ficam em torno do pistão ou êmbolo são responsáveis por manter o máximo de vedação, impedindo fuga de gases ou combustível.

Correntes de Comando

Fazem a ligação entre as peças que literalmente fazem o motor funcionar - o comando de válvulas que fica na parte superior (responsável por fazer as válvulas serem empurradas e retraídas para entrada de combustível e saída dos gases) e o virabrequim que fica na parte inferior (responsável por realizar a movimentação da base da biela que movimentará o pistão). Alguns motores de dois tempos não possuem sistemas de comando de válvulas, mas sim janelas (transferência e escape), onde ao entrar o combustível, ar e óleo lubrificante no cilindro, estes são direcionados à câmara de combustão todos juntos após a passagem pelo cárter e são queimados, sendo liberados no mesmo momento (tudo em um lugar só) para o escapamento.


funcionamento

Motores 2 tempos em sua grande maioria possuem um funcionamento diferente, sem válvulas e comando de válvulas, de modo mais simples.


corrente

Motores 4 tempos utilizam correntes de comando, que movimentam simultaneamente virabrequim e comando de válvulas, separando os estágios de combustão.

Mas e a embreagem?

A relação que as embreagens possuem com o motor está ligada diretamente à forma de como o motor trabalha. Com sistemas de discos e engrenagens que funcionam em uma das extremidades do virabrequim ou no eixo primário do câmbio, para que então na aceleração, a potência do motor seja transmitida ao câmbio por uma longa sequência de peças, afim de chegar ao início da transmissão (pinhão) e fazer a roda funcionar mantendo o funcionamento de acordo com a quantidade de rotações geradas pelo motor em diferentes tamanhos de engrenagens, repassando assim a potência de forma correta para a transmissão que ai então movimentará a roda.


embreagem

Com funcionamento que mescla diferentes engrenagens e discos, as embreagens transmitem e adaptam da forma correta a quantidade de força gerada pelo motor para a transmissão da melhor maneira possível.

Giclês, juntas, CDIs....

Também importantes, e com diferentes funções as demais peças que formam um motor (e que fazem com que ele funcione direito), auxiliam em diferentes fatores, desde a ignição do motor, até a vedação das peças, impedindo contaminações pela sujeira proveniente das trilhas e pistas, até mesmo contra combustíveis e óleos incompatíveis com um determinado local ou peça.


peças

Com funcionamento que mescla diferentes engrenagens e discos, as embreagens transmitem e adaptam da forma correta a quantidade de força gerada pelo motor para a transmissão da melhor maneira possível.

Só aqui na Mx Parts - a maior loja de peças, equipamentos e acessórios off road do Brasil, você encontra a maior variedade de peças para as mais variadas marcas de motos, sempre com as melhores condições e preços, além de contar com atendimento especializado sempre que precisar, confira.