Home > Dicas > 5 dicas para se livrar do travamento dos antebraços
5 dicas para se livrar do travamento dos antebraços
12/04/2018
Dicas

O travamento dos antebraços é algo que enche o saco de muitos pilotos de motocross. Ele também é responsável por muitas batidas e quedas. O piloto fica cansado e fraco, e quando a tensão é muito grande, ele perde o controle da moto e no fim é a moto que acaba controlando ele.

A dor nos antebraços incomoda demais. Sem dúvida alguma é muito melhor pilotar sem que seus braços estejam queimando por dentro. Acontece que na hora de pilotar, os músculos precisam de uma grande quantidade de sangue rico em oxigênio. No motocross o músculo incha dentro da fáscia muscular inelástica, fazendo uma grande pressão no antebraço. Como o fluxo sanguíneo da área está intenso durante o exercício, o antebraço fica extremamente rígido e o piloto se sente desconfortável e dolorido - o quadro se eleva em minutos para isquemia muscular.

A isquemia muscular provoca a perda de sensibilidade nos antebraços, amortecendo punhos, mãos e dedos.

Embora não exista uma forma milagrosa de resolver esse problema, nós viemos te mostrar algumas dicas simples que podem ajudar a reduzir a inflamação e as dores.

Dica 1: Se mantenha hidratado

A desidratação é sua inimiga. É senso comum que todo piloto deve se manter hidratado - e temos certeza de que você está careca de ler/ouvir isso, mas ainda assim muitos pilotos não colocam isso em prática. Lembre que as bebidas energéticas NÃO são para hidratar, e sim para te dar energia - como o próprio nome diz. É muito mais recomendado tomar água e lembrar que seu corpo demora cerca de 20 minutos para se hidratar, então comece a tomar bem antes. Se manter hidratado vai manter seu sangue fluindo bem, reduzindo o risco de travamento do antebraço. Se você costuma fazer trilha ou simplesmente quer beber água enquanto estiver pilotando uma ótima solução é usar uma mochila de hidratação.

Dica 2: Se alongue

Você está praticamente pedindo para ter um acidente se você não se alongar antes de pilotar. Correr em um corpo frio e sem alongamento é uma das piores coisas que você pode fazer, e aumenta muito suas chances de bater ou cair. Você pode ter dormências, cãimbras e tantas outras consequências.

Fazer um alongamento simples antes de correr vai reduzir seu estresse, permitindo que você fique solto para aguentar a grande pressão no corpo por mais tempo. Você pode começar alongando os braços, cabeça e ombros, ficando cerca de 15 segundos em cada posição.

Dica 3: Relaxe

O maior problema de alguns é não conseguir relaxar. Você fica tenso e acaba segurando muito firme nas manoplas, fazendo seus braços vibrarem ainda mais com as trepidações do caminho - eventualmente podem ficar dormentes depois de um tempo. Se você começar a relaxar e não segurar no guidão com tanta força, vai perceber que não vai ficar com tanta dor no fim. Tente soltar um pouco as manoplas, respirar mais devagar, focar em permanecer calmo - isso vai te fazer andar de 2 a 3 vezes mais do que antes.

dica 4: Use os seus joelhos

Isso é um complemento do tópico anterior. Se você usar mais a força das suas pernas e joelhos para segurar a moto (especialmente nas áreas de terreno mais irregular), você vai tirar a maioria da pressão que estava na parte de cima do seu corpo. Isso vai ajudar a deixar seus braços mais descansados, além de deixar a moto off road mais reta mesmo nas partes em que ela pende para os lados.  

Dica 5: Faça exercícios para o antebraço

Todas as dicas acima podem ser feitas a partir de agora, imediatamente na pista. Mas para aqueles que querem se preparar melhor e dar um passo a frente sem gastar muito tempo ou dinheiro, há exercícios simples para fortalecer seus músculos do antebraço. Além de flexões em casa você pode apostar em uma academia para fortalecimento.

Continue com as dicas e exercícios para melhorar sua performance e bem estar pilotando. Além disso, lembre de sempre usar seus equipamentos de proteção.

Posts Relacionados
Dicas
Está na hora de treinar resistência
23/01/2018
Treinar resistência é essencial para qualquer piloto. Saiba dicas, técnicas e benefícios do bom preparo físico.
ver mais
Dicas
Como montar um kit completo de equipamento com menos de mil reais
17/08/2017
Você quer muito comprar seu primeiro kit de equipamento, mas sempre acha os equipamentos caros demais pro seu bolso? Confira produtos que vão te ajudar a montar um kit completo com menos de mil reais.
ver mais
Equipamentos
FOX 2018: Conheça todos os lançamentos da linha
27/03/2018
Conheça a linha completa FOX 2018, com capacetes, conjuntos, luvas e muito mais.
ver mais
Dicas
Como construir uma rampa em casa
03/04/2018
Aprenda como construir na sua casa uma rampa ou local para saltar com a sua moto off road.
ver mais
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Parts Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.