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Está na hora de treinar resistência
23/01/2018
Dicas

Se você quer ser um piloto de sucesso, precisa antes de tudo cuidar da sua saúde e resistência física. Isso porque preparando seu corpo, você vai conseguir ter mais força e controle sobre a moto, bem como resistir melhor às situações climáticas mais adversas.


Partimos do princípio que todo atleta - na realidade qualquer pessoa, precisa ter uma boa resistência física. Quando comentamos isso, podemos traduzir de forma simples: condicionar seu corpo para ter uma boa capacidade muscular e respiratória.


No motocross, os treinos de resistência são conhecidos para quando você quer melhorar o preparo físico, ou até mesmo se recuperar de alguma lesão. Mas só treinar nas pistas não é o suficiente se você quer chegar no topo do seu condicionamento e performance. Na realidade você precisa pensar em começar exercícios alternativos, e intercalar esse novo exercício com os seus treinos semanais.


Por exemplo, você pode começar a correr em algum horário do dia, fazer academia, andar de bicicleta. Tudo isso vai ajudar a tonificar seus músculos e aumentar sua capacidade respiratória.


Então, se você está sentindo dificuldade para se manter no topo da performance ou se não consegue correr uma corrida inteira por cansaço é sinal de que sua resistência física precisa ser melhorada urgentemente.

Hora de treinar resistência fora das pistas

Existem dois tipos de resistência: a muscular e respiratória. Se ganha resistência muscular trabalhando os músculos do corpo, ganhando inclusive, mais força nos músculos desejados. Se você treina resistência muscular nas pernas, por exemplo, vai ter mais força para segurar a moto entre as pernas durante os saltos e pilotagem em geral - o mesmo vale para os outros músculos do corpo, cada um traz um benefício diferente.


Para ganhar resistência respiratória, ou cardiovascular, é preciso praticar algum exercício que aumente sua frequência cardíaca. A ideia é melhorar a capacidade de resistir ao cansaço sem perder a qualidade do exercício.


Veja o que os exercícios de resistência podem trazer de melhorias no seu corpo:

  • Melhora seu coração: com o exercício regular você melhora a oxigenação das células e frequência cardíaca. Regula níveis de pressão arterial, e em linhas gerais, faz seu coração trabalhar melhor. 
  • Melhora a respiração: ao iniciar a atividade, você aumenta o fluxo de ar que passa pelo seu corpo. Dessa forma faz seus pulmões contraírem e relaxarem, condicionando-os para uma respiração melhor. 
  • Melhoras no cérebro: a maior oxigenação do seu corpo também vai refletir na sua cabeça, melhorando sua capacidade de pensar e tomar decisões. 
  • Melhoras musculares: ao exercitar seu músculo e condicioná-lo ao exercício, você vai aumentar sua força física e consequentemente, resistência. 
  • Melhoras funcionais: você vai resistir melhor à fadiga, vai ter um intestino mais funcional, perder peso e ter muito mais disposição no dia a dia. 


Lembrando que para ocorrer progressão é preciso subir as cargas ou fazer treinos diferentes durante a semana, pois seu corpo se acostuma com a rotina e acaba não tendo o resultado esperado.


Você pode treinar ciclismo

Se você já curte duas rodas, por que não começar a treinar ciclismo? É um ótimo exercício cardiovascular que além de melhorar sua respiração e circulação, vai te auxiliar no ganho de músculos. O forte trabalho muscular dos membros inferiores e treinamento de equilíbrio, também faz do ciclismo uma ótima opção de exercício.


Para não sair do off road, você pode treinar mountain bike, indo de bicicleta para trilhas incríveis e pistas no meio do mato. Lama não vai faltar.


Veja ainda:

30 grandes benefícios de pedalar


A bicicleta tem várias semelhanças com a prática do motocross, exemplos disso são as posições corporais envolvidas, conforme a imagem abaixo. Nesse caso, você treina suas habilidades em duas rodas e também seu condicionamento físico.

Segundo o Professor Roberto Cesar de Oliveira, Mestre em ciências pela Universidade Federal de São Paulo, prof. De Educação física e fisiologista:


“O trabalho pode ser realizado no asfalto, na grama, em trilhas de enduro, pistas de downhill, a própria pista de motocross quando estiver lisa, ruas de terra ou areia etc. O tempo de treino dependerá da época e poderá ser entre 30 e 120 minutos, de duas a três vezes por semana, associado aos treinamentos específicos de resistência muscular localizado, força e alongamentos. O trabalho deve observar as progressões de treinamento quanto ao tempo de cada sessão e a intensidade do treino. O uso de equipamentos de segurança é indispensável para prevenir possíveis acidentes, principalmente em pistas de downhill.”


O professor mostra em um post no blog Motox uma tabela base de microciclo para você criar uma rotina de exercícios. Confira abaixo.


Hora de treinar resistência nas pistas

Se dar bem nas corridas é seu objetivo, então claro que você deve continuar com seus treinos com a moto também. O ideal é ter uma frequência semanal com os treinos, medindo a duração das sessões, intensidade e progresso.

A recomendação do Prof. Roberto é trabalhar em níveis entre 80 e 90% da sua frequência cardíaca máxima, levando em consideração seu preparo físico. Caso não consiga atingir essa meta, vá subindo gradativamente até alcança-la.

A duração do treino vai depender do nível de preparo do piloto. No início, para um piloto amador, 30min correndo em alta intensidade está de bom tamanho. Para um piloto mais experiente, de 30 a 60min correndo próximo ao seu limite e procurando manter o tempo de volta sem grande variação (entre 1 e 2s).

Lembrando, claro, que é muito importante ter acompanhamento de um técnico ou professor, médico e nutricionista. Essas forças unidas vão te fazer chegar no máximo de potencial com qualidade e saúde.

Fontes:

http://www.vidaativa.pt/a/resistencia-fisica/

https://www.motox.com.br/publix/8266/preparacao-fisica-treinamento-com-mountain-bike

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