Suspensões

A suspensão é uma parte extremamente importante da sua moto off road, porque é ela que te auxilia na hora de ter controle nas pistas e trilhas. Muitos pilotos não conseguem ter o máximo do seu aproveitamento simplesmente por não regular a suspensão e “bengala” da moto - isso pode causar prejuízos durante a corrida ou melhorar muito seu rendimento.

Outra reclamação recorrente é a dor nos braços depois de pilotar e pasme, ela também pode ser causada por uma suspensão desregulada. Em algumas situações você precisará fazer mais força para manter o controle de uma suspensão que não condiz com a modalidade que está sendo praticada ou adversidade do terreno.

Nós viemos hoje te alertar a importância de checar e ajustar a suspensão da sua moto levando em consideração o local que irá andar com ela. Todas as motos off road vem com um “set-up” de fábrica, com a suspensão regulada de forma padrão. Mas na hora de acelerar nas pistas e trilhas a gente sabe que outros fatores entram em cena, como o tipo de terreno, a lama, as curvas fechadas e principalmente, o peso do piloto.

Claro que o ideal seria que sua moto viesse de fábrica já ajustada para o seu corpo, mas isso seria extremamente inviável para as marcas, afinal cada pessoa tem suas características físicas diferentes. Por isso é super importante que cada piloto faça os ajustes necessários na moto para a sua segurança - e isso vai desde a calibragem dos pneus e os “clicks” da suspensão até, se necessário, troca de molas, revalvulação de genética.

Dicas sobre suspensão de acordo com a modalidade

Cada modalidade off road oferece um nível de dificuldade para o piloto e acaba exigindo mais ou menos da moto. Para ter um ótimo desempenho é preciso levar em consideração o terreno em que está pilotando para ter um maior aproveitamento da moto. Abaixo vamos citar as modalidades mais praticadas e as características de suspensão que podem ser ideais para cada uma - lembrando sempre de levar em consideração o peso e altura do piloto para fazer um ajuste preciso.

Moto para Trilha/urbana: esse tipo de moto é ideal para se locomover na cidade e pegar as trilhas para lazer nos finais de semana. Nesse caso, a moto não precisa ser voltada para competições, e além disso os terrenos não possuem muitas adversidades como grandes pedras e curvas muito fechadas. A suspensão de uma moto para trilhas leves ou urbana pode ser de fábrica, ou bem macia.

Moto para trilha: quem curte andar no meio do mato encontra no caminho alguns galhos, buracos, pedrinhas e claro, muita lama. Essa moto pede uma suspensão macia, dessa forma você não força tanto seus braços. Pode fazer isso deixando ela mais alta.
Enduro: Essa modalidade pede uma suspensão bem preparada para a ocasião. Deixando os cliques de compressão um pouco mais moles você conseguirá que sua moto copie mais o terreno nas frenagens nas entradas de curvas.
Motocross: O motocross tem como característica uma suspensão mais dura, mas isso não é regra, depende muito das preferências do piloto - como citamos antes, alguns preferem deixar ela mais macia e aliviar o impacto na parte da frente da moto. 

O piloto Goiano Wellington Garcia, ganhador de diversos prêmios no motocross brasileiro, esclarece em seu canal do youtube:


“Quando corro em provas de motocross deixo a “begala” mais alta. Assim a frente da moto fica mais alta e você joga seu peso pra trás, fazendo com que a suspensão dianteira jogue para o impacto para a traseira e faz com que você não sinta tanto cansaço. Quando ela está mais alta fica mais fácil pilotar nos buracos, mas ao mesmo tempo, mais difícil pilotar em partes travadas da pista como curvas mais fechadas”. O piloto completa dizendo: “quando eu ia para corridas de supercross ou arena cross, com curvas mais fechadas, subia a bengala, abaixando a frente da moto. Dessa forma o peso vai dobrar e ajudar na hora de fazer a curva”.


O importante é você testar e ver de qual jeito a suspensão fica melhor para você pilotar. Vá até uma pista ou trilha que já esteja acostumado a andar, de umas voltas e teste como será a absorção dos impactos pela moto. Lembre-se que pequenas alterações podem fazer muita diferença, basta ter sensibilidade para notar as alterações e novos resultados.