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Guidão de motocross e trilha: Como escolher o ideal
11/06/2025
Dicas

Como escolher o guidão de motocross ideal: Guia completo para performance e conforto


Escolher o guidão de motocross ideal é uma decisão fundamental para qualquer piloto, seja você iniciante, amador apaixonado por trilhas ou até competidor profissional. Afinal, o guidão é o ponto de conexão entre o piloto e sua motocicleta, influenciando diretamente conforto, performance, controle e até mesmo a segurança na pilotagem. Bastam pequenas mudanças na geometria, material ou espessura do guidão para transformar completamente sua experiência em cima da moto.

Neste guia detalhado você vai entender tudo que importa sobre guidão de motocross, desde os principais tipos, medidas e materiais até dicas práticas para ajustar sua ergonomia de acordo com seu perfil físico, altura, modalidade e, claro, o seu estilo de pilotagem.
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Por que o guidão é tão importante no motocross ou trilha?


O guidão de motocross é muito mais que um simples tubo de metal: trata-se de um componente essencial para controle, equilíbrio, absorção de impactos, transferência de força e até prevenção de lesões. Um guidão inadequado pode resultar em cansaço excessivo, falta de precisão nas curvas, dores nos pulsos, ombros e costas – e, no pior dos casos, até acidentes por falta de controle.

Entre as funções mais importantes do guidão, podemos destacar:
  • Controle de direção e estabilidade
  • Absorção de impactos do terreno
  • Redução de fadiga nos braços (arm pump)
  • Personalização da ergonomia da moto ao seu biotipo
  • Apoio para ajustes em postura, seja em pé ou sentado
Por esses motivos, encontrar o guidão de motocross ideal é investir diretamente em performance, conforto e segurança.

Principais tipos de guidão de motocross


Antes de tudo, é primordial conhecer os formatos, diâmetros e estilos mais populares. Eles afetam desde o encaixe no suporte da moto até flexibilidade e resistência.

Guidão 7/8” (22mm)
Tradicional na maioria das motos off-road por muito tempo, o guidão 7/8 tem diâmetro menor (aprox. 22mm). É mais leve, normalmente equipado com uma barra transversal (“crossbar”) para ganhar rigidez. Indicado para pilotos que buscam custo acessível, simplicidade ou pilotagem menos agressiva.

Destaques:
  • Menor peso
  • Simples de instalar
  • Compatível com maioria das motos de entrada
  • Geralmente mais barato
  • Um pouco mais flexível (menos resistente a impactos severos)
Guidão 1-1/8” (28,6mm) – Oversized/Fatbar
Popularizado desde os anos 90, o guidão oversize (1-1/8) é mais robusto e resistente. Fabricado geralmente em alumínio de alta resistência, elimina a crossbar e aposta na parede mais grossa para reforço estrutural. Ideal para trilheiros exigentes e pilotos de motocross/supercross.

Destaques:
  • Maior resistência e durabilidade
  • Reduz o “arm pump” por absorver vibrações
  • Menos flexão, maior precisão nas manobras
  • Aceita acessórios mais robustos
  • Ligeiramente mais pesado, mas não significativo
Guidão com ou sem crossbar (barra transversal)
O crossbar entrega mais rigidez, sendo ótima para iniciantes ou terrenos muito exigentes. Sem a barra (modelo Fatbar ou similar), o guidão é mais flexível e absorve mais vibração, reduzindo o cansaço prolongado, por isso cada vez mais comum entre profissionais.

Dimensões e especificações dos guidões que você precisa entender


Além do diâmetro, o guidão de motocross é especificado por diversas medidas importantes. Compreender cada uma delas é fundamental para escolher o modelo ideal para o seu tipo físico e seu objetivo.

1. Altura
É a distância do centro da área de fixação até o topo da curva do guidão. Influencia o quanto sua posição sobre a moto será ereta ou inclinada.
  • Pilotos altos costumam preferir guidões mais altos para evitar curvar muito as costas.
  • Pilotos baixos podem optar por guidões mais baixos para melhorar o controle e a agressividade nas curvas.
2. Adaptador
Medida entre a base de fixação e o início da curva mais acentuada. Guiará o posicionamento das mãos quando em pé na moto. É possível ganhar mais altura usando alongadores.
  • Adaptador alto: Mais conforto ao pilotar em pé, menos fadiga lombar.
  • Adaptador baixo: Mais agressividade e resposta rápida na direção.
3. Largura
É a medida de uma extremidade à outra. Larguras padrão giram em torno de 800mm.
  • Guidão largo: Mais controle nas curvas rápidas e estabilidade em alta velocidade.
  • Guidão estreito: Mais agilidade em trilhas fechadas, melhor para single tracks e terrenos técnicos.
4. Sweep (Recúo)
Esse é o “avanço” ou “retratação” das pontas do guidão para trás. Um sweep mais acentuado aporta conforto aos pulsos. Já um sweep menos agressivo proporciona tocada mais agressiva.
  • Sweep grande: Mais conforto, braço mais relaxado, ideal para passeios ou pilotos com limitações nos pulsos.
  • Sweep pequeno: Pilotagem mais avançada, resposta imediata, cockpit “aberto”.
5. Área de controle
É a parte do guidão onde se instalam manetes, manoplas, comando de acelerador e botão de partida. Algumas marcas variam essa medida; por isso, sempre cheque a compatibilidade antes da compra.

6. Área de fixação (Clamp Area)
O diâmetro da porção onde o guidão é preso à mesa da moto (22mm ou 28mm). Ao trocar o guidão, certifique-se de usar adaptadores compatíveis.

E cadê os guidões de 31,8mm?


O guidão de 31mm, como o modelo Oxxy produzido no Brasil, é uma exclusividade nacional e não segue os mesmos padrões industriais internacionais do motocross. Existem alguns motivos técnicos, históricos e práticos para isso:

1. Padrão internacional consolidado
Ao redor do mundo, especialmente nos mercados mais tradicionais de motocross (EUA, Europa, Japão, Austrália), os dois principais padrões de diâmetro de guidão são:
  • 7/8 (22 mm)
  • 1-1/8 (28,6 mm)
Esses tamanhos surgiram da necessidade de equilíbrio entre resistência, flexibilidade e facilidade de padronização dos acessórios (manetes, Adaptadores e mesas). Com os fabricantes globais focados nesses padrões, toda a indústria – inclusive peças e acessórios (protetores de guidão, suportes, manetes) – gira em torno dessas duas medidas.

2. Compatibilidade universal
Quando todo o setor adota padrões consolidados, fica mais fácil para o piloto trocar de guidão, usar modelos de marcas diferentes e instalar acessórios, independentemente da moto. No Brasil, o guidão 31mm Oxxy requer adaptadores e suportes específicos, o que reduz a flexibilidade na hora de personalizar a moto.

3. Ausência de necessidade comprovada
O guidão 28,6mm já proporciona uma resistência estrutural e uma absorção de vibração consideradas ideais para o motocross moderno, mesmo nas situações mais extremas de uso. Não há registros de pilotos do AMA, Mundial de Motocross ou equipes oficiais migrando para diâmetros maiores porque, além de aumentar o peso, um guidão ainda mais grosso tende a perder flexibilidade — o que pode aumentar impactos transmitidos ao piloto, tornando a pilotagem menos confortável.

4. Acessórios e peças intercambiáveis
Guidões acima de 28,6mm trariam problemas de compatibilidade com manoplas, manetes, comandos de embreagem e acelerador, protetores de guidão e outros componentes já padronizados nos diâmetros mundiais. Isso limitaria drasticamente as opções de substituição e customização para o piloto.

5. Questão de mercado e evolução técnica
O Oxxy 31,8mm foi desenvolvido como um diferencial brasileiro para competir com importados em termos de rigidez e resistência. Contudo, sem homologação internacional nem adoção em campeonatos globais, o formato não ganhou tração fora do Brasil. As principais marcas mundiais (Renthal, ProTaper, ODI etc.) mantêm seus catálogos em 22mm e 28mm principalmente pela demanda global e pelos benefícios já comprovados desses formatos.

Resumo
O guidão de 31,8mm, como o Oxxy, não se popularizou no resto do mundo porque o mercado já resolveu suas principais necessidades técnicas e de resistência com os modelos 28mm, que satisfazem amplo espectro de pilotos — do amador ao profissional. Fora do Brasil, a conveniência, compatibilidade e tradição dos padrões internacionais sempre prevaleceram, tornando a adoção de diâmetros diferentes desnecessária e pior na absorção de vibração e impactos.

Como escolher o guidão ideal para seu biotipo e estilo de pilotagem


A escolha do melhor guidão de motocross vai além dos números: considera a altura do piloto, largura dos ombros, preferência pessoal, modalidade praticada (motocross, enduro, trilha) e até limitações físicas.

Altura do piloto
  • Pilotos baixos (até 1,70m): Preferência por guidão baixo ou médio, sweep intermediário, largura padrão.
  • Pilotos de estatura média (1,70m a 1,80m): Versatilidade no ajuste; podem testar guidões padrão ou levemente mais altos.
  • Pilotos altos (acima de 1,80m): Guidão mais alto ou alongador, sweep mais aberto, largura maior se necessário para evitar postura curvada.
Tipo de terreno e modalidade
  • Motocross/Supercross: Guidão menos sweep, mais largo e robusto, resposta rápida e precisão em alta velocidade.
  • Trilha/Enduro: Sweep maior, rise intermediário, largura ajustada para passar por corredores estreitos e maior conforto em longos períodos.
Estilo de pilotagem
  • Agressiva: Sweep baixo, largura alta, rise médio – cockpit “aberto” para respostas mais rápidas e precisão em saltos, curvas e freadas bruscas.
  • Turismo ou lazer: Sweep mais acentuado, guidão mais alto, priorizando conforto ao longo de horas de pilotagem.
Limitações, dores ou preferências únicas
Quem tem alguma limitação física (lesão de pulso, coluna, ombro ou outras condições) pode – e deve – adaptar o guidão buscando conforto e controle, priorizando sweep e alongadores adaptados ao seu corpo.

Materiais e tecnologias dos guidões de motocross


A escolha do material do guidão de motocross afeta diretamente resistência, peso, absorção de vibração, durabilidade e até o preço final do produto. A tecnologia dos materiais evoluiu bastante ao longo dos anos, trazendo mais leveza, segurança e controle ao piloto. Confira os principais materiais e as diferenças entre os principais tipos de alumínio utilizados:

Aço
  • Tradicional em motos de entrada e mini motos.
  • Tem como vantagem o baixo custo, sendo a opção mais acessível do mercado.
  • É relativamente pesado, o que pode prejudicar a agilidade da moto.
  • Menor resistência a impactos fortes: pode entortar ou deformar em quedas mais severas.
  • Baixa capacidade de absorver vibrações, o que pode transmitir mais impactos aos braços do piloto.
  • Pode oxidar com o tempo, exigindo manutenção ou repintura.
Alumínio de alta resistência
O alumínio se tornou o padrão nos melhores guidões de motocross devido ao seu excelente equilíbrio entre peso, resistência e flexibilidade. Mas nem todo alumínio é igual – há diferenças significativas de liga, que impactam diretamente o desempenho:

Alumínio 6061-T6
  • É uma das ligas mais comuns, utilizada em muitos guidões intermediários e modelos de custo mais acessível.
  • Oferece boa resistência mecânica, leveza e boa resistência à corrosão.
  • Tem ótima capacidade de absorver impactos, mas é levemente mais flexível do que outros tipos de alumínio.
  • Ideal para pilotos de lazer, trilheiros ou quem busca um guidão resistente sem custo elevado.
Alumínio 7075-T6
  • Considerado o “topo de linha” para guidões de motocross e utilizado nas principais marcas globais (Renthal Fatbar, Twinwall, Pro Taper, ODI, entre outros).
  • Apresenta resistência mecânica muito superior ao 6061, permitindo paredes mais finas sem abrir mão da robustez.
  • Mais leve em relação à sua resistência; combina rigidez estrutural e absorção de impacto de maneira exemplar.
  • Altíssima durabilidade e baixa flexão, proporcionando respostas mais precisas e performance em alto nível, mesmo sob uso extremo.
  • Excelente resistência à corrosão.
Em resumo, guidões de alumínio 7075-T6 são a escolha para quem exige o máximo de resistência, leveza e precisão na pilotagem, enquanto o alumínio 6061-T6 se destaca pelo ótimo custo-benefício e versatilidade para os pilotos que buscam uma solução confiável sem investimento alto.

Avalie o seu perfil de uso, nível de exigência e, se possível, opte sempre por guidões de alumínio anodizado ou com tratamentos anticorrosão para uma vida útil ainda maior.

Diferença entre guidão 22mm e 28,6mm


  • Guidão 22mm: Ideal para uso recreativo, motos de menor cilindrada, pilotos leves ou menos agressivos. Permite encaixe simples, geralmente com crossbar.
  • Guidão 28,6mm: Recomendado para competição e trilhas pesadas. Absorve mais impacto, é mais resistente a quebras e vibração, dispensa crossbar e oferece mais opções de customização.
Se você está pensando em fazer o upgrade, saiba que basta adquirir adaptadores e mesa compatíveis para trocar do 22mm para o 28,6mm.

Como medir e instalar o guidão de motocross


Como checar o tamanho atual
Use um paquímetro ou régua na área central (fixação) para conferir se seu guidão é 22mm ou 28,6mm. Verifique também o comprimento total, altura e sweep, comparando com padrões de mercado (Renthal, ProTaper e ODI).

Instalando o novo guidão
  • Remova manetes, manoplas, acessórios e retire do guidão antigo.
  • Solte os parafusos dos suportes.
  • Encaixe o novo guidão, centralize usando a linha marcada.
  • Semi-aperte os parafusos, instale acessórios e manetes.
  • Com tudo na posição desejada, aperte os parafusos em X para ajuste uniforme.
  • Se houver, coloque o protetor de guidão.
Ajustes finais
Rotações pequenas no guidão mudam radicalmente a ergonomia. Teste inclinar levemente para frente ou para trás até encontrar a posição mais confortável e eficiente para o seu estilo.

Principais marcas de guidão de motocross


Quando falamos em qualidade, inovação e tradição no universo dos guidões de motocross, três marcas se destacam globalmente: Renthal, ProTaper e ODI. Conheça um pouco mais sobre cada uma e suas principais características:

Guidões Renthal
A Renthal é sinônimo de performance e confiança nas competições profissionais de motocross, supercross e enduro em todo o mundo. Fundada no Reino Unido, a marca é presença constante nas equipes de fábrica do AMA Supercross, MXGP e outros grandes campeonatos. Entre seus diferenciais:

  • Desenvolveu o lendário Renthal Fatbar, um dos primeiros guidões 28mm sem barra transversal, referência em rigidez e leveza.
  • O Twinwall é outro ícone da marca, combinando dois tubos de alumínio 7075 para máxima resistência e segurança – ideal para uso extremo e atletas de elite.
  • Oferece diferentes ângulos e alturas, atendendo desde pilotos amadores até profissionais, com linhas específicas para motocross, enduro e trilha.
  • Reconhecida pelo acabamento premium, anodização durável, padronização rigorosa e tecnologia anti-vibração.
  • A vasta compatibilidade e o legado de campeonatos tornam a Renthal uma escolha quase incontestável entre pilotos que buscam o melhor em termos de desempenho e durabilidade.
Guidões ProTaper
A ProTaper revolucionou o mercado ao lançar, em 1991, o primeiro guidão oversize do mundo: o ProTaper Taperwall. Desde então, tornou-se referência em inovação, ergonomia e engenharia avançada para os apaixonados por motocross e off-road.

  • É reconhecida pela tecnologia Taperwall, que utiliza espessuras variáveis de parede para combinar flexibilidade e força nos pontos certos do guidão.
  • Possui uma ampla gama de linhas, como Contour, EVO e Sport 7/8, com centenas de configurações e opções para todos os perfis de piloto e modalidades.
  • Investe pesado em pesquisa e desenvolvimento; seus produtos são constantemente atualizados de acordo com a evolução das demandas esportivas.
  • Oferece acessórios e acabamentos de alta qualidade, como protetores de guidão, manoplas, adaptadores e sistemas de anti-vibração.
  • Pilotos de elite — do AMA à Red Bull KTM, Honda HRC e Yamaha — usam e validam os produtos ProTaper em provas oficiais.
Guidões ODI
Embora bastante conhecida por suas manoplas de borracha de alta performance, a ODI também figura entre os principais fabricantes de guidões premium para motocross e trilha.
  • Focada em inovação, a ODI emprega alumínio de alta resistência (7075-T6) e métodos de fabricação de precisão em seus guidões, garantindo máxima durabilidade aliada a peso reduzido.
  • Oferece linhas como a CFT Podium e a Flight Control, reconhecidas pela excelente ergonomia, variedade de bends e sistema anti-vibração, priorizando a segurança e o conforto do piloto em qualquer situação.
  • A ODI aposta em design funcional: seus guidões contam com marcações precisas para facilitar ajuste e instalação, além de acabamentos anodizados de longa vida útil.
  • Tem parcerias com pilotos profissionais e times das principais ligas do mundo, ressaltando sua reputação de marca confiável no cenário competitivo.
Seja qual for sua escolha entre Renthal, ProTaper ou ODI, tenha a certeza de estar investindo em equipamentos que combinam inovação, confiança e alto desempenho — características indispensáveis para evoluir de verdade na pilotagem off-road.

Quando substituir seu guidão?


  • Após grandes quedas, quedas recorrentes ou se o guidão entortar, substitua imediatamente
  • Se sua moto veio com guidão de aço, considere trocar por alumínio para aumentar proteção e performance
  • Quando começar a sentir desconfortos chegando rápido demais na trilha/corrida, vale testar novos modelos

Dicas extras para customizar seu guidão de motocross

  • Sempre utilize protetor de guidão, mesmo nos modelos Fatbar, para evitar lesões em quedas, seus dentes e queixo agradecem.
  • Aposte em manoplas de qualidade, diminuindo o desgaste das mãos, bolhas ao acelerar por muito tempo e melhorando a aderência.
  • Considere alongadores de guidão se você sentir necessidade de mais altura na pilotagem em pé.
  • Faça testes antes das provas: ajuste o guidão ao seu corpo antes, nunca no dia da competição

Experimente, ajuste e encontre seu guidão ideal

A escolha do guidão de motocross ideal é profundamente pessoal. O guidão perfeito para você deve alinhar conforto, controle e performance. Por isso, explorar diferentes modelos, materiais e tecnologias é indispensável para quem busca evoluir no esporte, evitar lesões e pilotar cada vez com mais prazer.

Lembre-se: um bom guidão não vai transformar sua pilotagem da noite para o dia, mas pode representar o detalhe que faltava para desbloquear novos níveis de técnica e diversão. Teste, ajuste, converse com pilotos mais experientes e não tenha medo de experimentar

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