E cadê os guidões de 31,8mm?
O guidão de 31mm, como o modelo Oxxy produzido no Brasil, é uma exclusividade nacional e não segue os mesmos padrões industriais internacionais do motocross. Existem alguns motivos técnicos, históricos e práticos para isso:
1. Padrão internacional consolidado
Ao redor do mundo, especialmente nos mercados mais tradicionais de motocross (EUA, Europa, Japão, Austrália), os dois principais padrões de diâmetro de guidão são:
- 7/8 (22 mm)
- 1-1/8 (28,6 mm)
Esses tamanhos surgiram da necessidade de equilíbrio entre resistência, flexibilidade e facilidade de padronização dos acessórios (manetes, Adaptadores e mesas). Com os fabricantes globais focados nesses padrões, toda a indústria – inclusive peças e acessórios (protetores de guidão, suportes, manetes) – gira em torno dessas duas medidas.
2. Compatibilidade universal
Quando todo o setor adota padrões consolidados, fica mais fácil para o piloto trocar de guidão, usar modelos de marcas diferentes e instalar acessórios, independentemente da moto. No Brasil, o guidão 31mm Oxxy requer adaptadores e suportes específicos, o que reduz a flexibilidade na hora de personalizar a moto.
3. Ausência de necessidade comprovada
O guidão 28,6mm já proporciona uma resistência estrutural e uma absorção de vibração consideradas ideais para o motocross moderno, mesmo nas situações mais extremas de uso. Não há registros de pilotos do AMA, Mundial de Motocross ou equipes oficiais migrando para diâmetros maiores porque, além de aumentar o peso, um guidão ainda mais grosso tende a perder flexibilidade — o que pode aumentar impactos transmitidos ao piloto, tornando a pilotagem menos confortável.
4. Acessórios e peças intercambiáveis
Guidões acima de 28,6mm trariam problemas de compatibilidade com manoplas, manetes, comandos de embreagem e acelerador, protetores de guidão e outros componentes já padronizados nos diâmetros mundiais. Isso limitaria drasticamente as opções de substituição e customização para o piloto.
5. Questão de mercado e evolução técnica
O Oxxy 31,8mm foi desenvolvido como um diferencial brasileiro para competir com importados em termos de rigidez e resistência. Contudo, sem homologação internacional nem adoção em campeonatos globais, o formato não ganhou tração fora do Brasil. As principais marcas mundiais (Renthal, ProTaper, ODI etc.) mantêm seus catálogos em 22mm e 28mm principalmente pela demanda global e pelos benefícios já comprovados desses formatos.
Resumo
O guidão de 31,8mm, como o Oxxy, não se popularizou no resto do mundo porque o mercado já resolveu suas principais necessidades técnicas e de resistência com os modelos 28mm, que satisfazem amplo espectro de pilotos — do amador ao profissional. Fora do Brasil, a conveniência, compatibilidade e tradição dos padrões internacionais sempre prevaleceram, tornando a adoção de diâmetros diferentes desnecessária e pior na absorção de vibração e impactos.