Quem pilota sabe do cuidado que deve ter com as mãos. Não é difícil passar por uma situação chata como bolhas, machucados causados pelo contato da palma com a manopla na moto. Para se proteger e até aumentar sua performance, as luvas de motocross são equipamentos essenciais.
Nas trilhas ou pistas, por mais que a moto possua protetores de mão, pedrinhas, galhos e outros objetos indesejados podem ser jogados contra as mãos, causando arranhões e machucados indesejados. Com as luvas próprias para a prática, esses machucados são prevenidos, e até outros mais sérios caso o piloto caia da moto com as mãos no chão.
Performance x proteção
Mas se engana quem pensa que as luvas de motocross são apenas equipamentos para proteger as mãos. Na realidade, ela também tem a função de melhorar a performance do piloto, e muitas vezes essas coisas não andam juntas - diferenciando os modelos de alta performance e os de alta proteção.Em linhas gerais, o piloto que busca performance precisa de uma luva leve, que permita uma ótima aderência com a manopla e manetes, auxiliando na estabilidade do piloto na moto durante saltos, frenagens, subidas e trocas de marchas. Os materiais da luva de alta performance são leves e muitas vezes não tão duráveis quanto os modelos feitos para alta proteção. Por isso é preciso estar consciente de que as luvas de performance geralmente não tem uma longa vida útil, justamente pelos materiais serem mais finos proporcionando muito mais mobilidade e sensibilidade para as mãos do piloto.
Características das luvas de alta performance, em linhas gerais:
- Dorso das mãos lisas;
- Sem proteções grossas;
- Tecidos respiráveis
- Grip em silicone para os dedos que ficam em contato com os manetes;


Para os pilotos que andam em trilhas, praticam enduro e outras modalidades que podem ter mais riscos de cair ou ter objetos em contato com a mão, as luvas possuem camadas mais grossas de proteção. Nesse caso, as luvas possuem partes almofadadas, com materiais espessos, e geralmente são mais pesadas e não dão tanta mobilidade e sensibilidade quanto as de performance.
Características das luvas de alta proteção, em linhas gerais:
- Materiais mais grossos;
- Proteções em relevo na parte de cima dos dedos;
- Reforço de clarino ou couro na parte da palma e dedo polegar;
- Tecido grosso e menos respirável;

Principais materiais de composição
A maioria das luvas são fabricadas de tecidos leves e resistentes, como poliéster, poliamida ou uma mistura deles. Vários também possuem elastano, deixando mais maleável e confortável.
A palma geralmente é feita em Clarino, um couro sintético resistente a abrasão. A proteção em couro também pode estar presente como reforço nos polegares. Na parte de cima, nos modelos que prezam por proteção, existem reforços em polímero ou borracha.
A ponta dos dedos polegar e médio geralmente possuem silicone para melhor grip com as manoplas e manetes da moto.
Além disso, muitos modelos modernos contam com sistema que impede o superaquecimento das mãos, com micro perfurações que permitem maior fluxo de ar e controle de umidade.

Fechamento e Touch Screen
Outro detalhe que diferencia os modelos de luvas de motocross é o fechamento. Em alguns modelos o fechamento é feito por Velcro, que permite um ajuste mais fino, de acordo com o tamanho do punho do piloto e jeito que usa a luva - por dentro ou fora da camisa. O fechamento também pode ser feito por elástico, uma forma mais convencional e prática, já que não é preciso abrir e fechar, apenas encaixar a mão dentro.
As luvas precisam acompanhar a tecnologia global, e hoje em dia qualquer celular ou aparato tecnológico possui touch screen. Então, para os pilotos que curtem filmar os treinos e corridas, possuem câmeras com sistema de Touch, não é preciso tirar sua luva e perder tempo para configurar seu equipamento.
Geralmente o material é colocado na ponta dos dedos, pode ser em silicone ou outro material reconhecido pela tela. Essa tecnologia permite acessar e utilizar mapas, receber e fazer ligações, gravar vídeos, entre outras funções que permitem comodidade para o piloto.


