Home > Dicas > A importância dos óleos, aditivos e lubrificantes para motos
A importância dos óleos, aditivos e lubrificantes para motos
21/11/2018
Dicas

A lubrificação dos componentes

Durante a semana, você se desloca para o trabalho e para a faculdade. No final de semana, enfrenta trilhas e estradas. Não importa o terreno ou as condições, fazer a manutenção regular das partes mecânicas é essencial para conservar e usar sua moto por muitos anos. E um dos itens que merece atenção é lubrificação dos componentes internos, que ajuda a diminuir o atrito e o desgaste das peças, além de manter o motor na temperatura correta.   

Lembrar de trocar o óleo periodicamente e seguir as recomendações do fabricante são os primeiros passos para que sua moto continue tendo uma boa performance. Por isso, ler o manual da moto é útil para saber qual é a melhor opção de óleo (mineral, semissintético ou sintético) e a viscosidade suportada pelo motor. Para ajudá-lo nesta tarefa, conheça a linha de óleos, aditivos e lubrificantes disponíveis na Mx Parts.

Limpa corrente

Por se tratar de um componente que está muito exposto, a corrente da moto precisa de limpeza constante. Lembre-se que uma moto limpa é muito mais do que um cuidado estético, é sinônimo de segurança e economia. Claro que você não vai deixar a moto na garagem ou evitar os desafios off-road para não sujá-la, mas depois daquela trilha ou passeio com água em excesso, areia de praia e barro é preciso limpá-la imediatamente, incluindo a corrente. 

A propósito, tenha cuidado com o uso de jatos fortes de água durante a limpeza da sua moto. Alguns componentes são fabricados para suportar a pressão de dentro para fora e não o contrário. 

Depois da lavagem normal da moto, você pode usar produtos limpa corrente como o Motul Chain Clean, um desengordurante em aerossol que elimina o pó, areia, terra, gordura e óleo incrustados na corrente da moto. O produto é compatível com as juntas de vedação das correntes O-Ring, X-Ring, Z-Ring. 

Para os pilotos que usam graxa na lubrificação, o que não é recomendado, já que fazem a poeira e a sujeira aderirem com mais facilidade na corrente, é preciso remover a graxa velha na hora da limpeza. E por falar em produtos inadequados, outra vantagem em usar um limpador específico para corrente no lugar da gasolina ou do querosene é que ele não agride o meio ambiente, pois sua fórmula não possui cloro.  

Lubrificante de corrente

A lubrificação e ajuste da corrente é um item muito importante na manutenção da moto, pois se ela estiver ressecada ou com folgas, corre o risco de se soltar durante a rodagem. Para evitar isso, depois da limpeza, lubrifique toda a extensão da corrente com um pincel, usando o óleo indicado no manual da sua moto. Essa ação evitará o desgaste prematuro da coroa, do pinhão e da própria corrente. 

A linha de lubrificantes de corrente de motos da francesa Motul dá conta desse recado. A empresa criou o primeiro óleo totalmente sintético no mercado mundial, em 1971, e tem produtos adequados para todos os tipos de correntes, convencionais e com O-Ring, X-Ring, Z-Ring, para motos de cross, enduro, trilha e estrada. 

Para uso profissional, existe o Lubrificante para Correntes Motul Chain Lube On Road, que é incolor e adesivo, reduz a fricção, é resistente à água e ao sal, protege da oxidação, é antidesgaste e conta com resistência extrema à pressão. 

Já o Lubrificante de Corrente Chain Lube Factory Line é indicado para motos de competição nas especialidades de Velocidade e Resistência, mas também pode ser usado no dia a dia. Adequado para correntes de transmissão convencionais e com juntas, sua fórmula reduz consideravelmente as perdas por atrito e protege os componentes da corrente contra os desgastes abrasivos em todos os regimes de temperatura, especialmente quando estas condições de uso são mais severas. Para melhorar sua penetração nos elos da corrente e facilitar a aplicação, ele contém solvente e é fabricado na cor branca. 

Para uso fora da estrada, a pedida é o Lubrificante de Corrente Chain Lube Off Road, que repele a areia e terra e não afeta as juntas. Fabricado na coloração amarelo fluorescente para facilitar a visualização da aplicação, o lubrificante resiste às lavagens com água e protege a corrente contra a oxidação.

Óleo para motor

O motociclista cuidadoso está sempre atento ao barulho do motor da sua moto. Um ruído estranho é um indicativo de que algo não vai bem. Para se precaver, é preciso verificar a existência de vazamentos, manter a limpeza e a lubrificação dos componentes do coração da moto. Mais do que a troca regular do óleo, a escolha do produto com a viscosidade recomendada é importante. Um óleo mais viscoso é mais grosso e protege mais, porém oferece mais resistência ao movimento das peças. Para saber qual óleo para motor escolher, não tem segredo, basta seguir o manual do proprietário da moto. 

Criada em 1970, em uma época em que a gama de lubrificantes contemplava apenas bicicletas e motos urbanas, a holandesa Putoline Oil desenvolve produtos especialmente para MX. Dois deles são os óleos Putoline MX 7 2T e Putoline Ester Tech 4T. O primeiro é considerado o melhor óleo de competição 100% sintético para motos 2 tempos, com um novo sistema de aditivos com mais força que proporciona queima mais limpa e eficiente do combustível e menor atrito com o motor, reduzindo o consumo de gasolina. Por sua vez, o Ester Tech 4T foi desenvolvido exclusivamente para uso em motos off-road e proporciona um prolongamento no tempo de vida do motor assim como uma proteção completa.

Óleo de suspensão

O uso de um bom óleo é o que faz com que a suspensão da moto, principalmente a dianteira, seja mais dura ou mais macia, interferindo ou ajudando na dirigibilidade. Dá até para dizer que regulagens incorretas de suspensão podem ser corrigidas com o uso adequado dos fluídos de suspensão 

Na loja da Mx Parts você encontra os óleos para suspensão traseira e dianteira. O Shock Oil Factory Line Traseira é formulado para amortecedores de motocicletas de velocidade, motocross e enduro e foi desenvolvido e testado em parceria com fabricantes de equipes de competição. Sua composição 100% éster – substância comum na natureza que é utilizada na produção de biocombustíveis, medicamentos, cosméticos e para dar sabor aos alimentos industrializados - eleva consideravelmente o índice de viscosidade natural e permite manter as excelentes qualidades de amortecimento nas mais severas condições de serviço das motos de alta competição. 

Com características semelhantes, o Óleo Suspensão Motul Fork Oil Factory Line 2,5W é especialmente desenvolvido para uso em motocicletas de competição com garfos Cayaba, Showa, Ohlins, WP, assim como garfos telescópicos invertidos e convencionais. Com propriedades antidesgastantes, extrema pressão e anticorrosão, ele é 100% sintético e proporciona extraordinária redução nos atritos internos, especialmente entre os tubos prolongadores e as juntas, graças à sua excepcional aditivação antifricção desenvolvida pela Motul.

Óleo de transmissão

Responsável por transferir a força do motor para as rodas, o sistema de transmissão das motos merece cuidado especial na lubrificação para reduzir a fricção, evitar as folgas provocadas pelo desgaste das engrenagens e o funcionamento irregular das marchas.   

Produto que aumenta a vida útil da transmissão e reduz o custo de manutenção da moto, o Motul Gearbox 80W90 Transmissão é um lubrificante mineral reforçado com bissulfeto de molibdênio para suportar altas cargas e reduzir o ruído da transmissão. 

É ideal para as transmissões mecânicas, caixas de marchas sincronizadas ou não, caixas de marchas com diferencial integrado, diferenciais, caixas de transferência e diferenciais hipóides sem sistema de deslizamento limitado operando sob choque, altas cargas e baixa velocidade ou cargas moderadas e alta velocidade.

Aditivo de radiador

Os pilotos que exigem muito da moto precisam ficar de olho na temperatura do motor.  Uma boa maneira de minimizar as chances de ocorrer um superaquecimento é usar aditivos de radiador que mantém o sistema de refrigeração funcionando de forma eficiente e evitam a corrosão das peças. 

Desenvolvido para gerar o máximo em proteção e manter a alta performance, o Aditivo Radiador Twin Air IceFlow 2,2L auxilia na dissipação do calor mesmo nas maiores rotações. Formulado com água desmineralizada, que não tem silicato, o aditivo moto não necessita de diluições e os compostos da sua base mantém a capacidade de resfriamento constante e com menos teor de evaporação, garantindo muito mais durabilidade para o uso em qualquer modalidade. 

Biodegradável e atóxico, o produto auxilia também no combate à oxidações, garantindo a proteção das peças do motor da moto. Com proteções extremas ao calor e frio – ele possui sistema anticongelante e funciona em temperatura de até -26º C – o aditivo da TwinAir mantém a temperatura de funcionamento do motor em condições de maior performance por muito mais tempo, e sua embalagem econômica de 2,2 litros garante ainda mais o excelente custo x benefício.

Saiba mais em nosso vídeo Tudo Sobre Lubrificantes

Posts Relacionados
Dicas
Passos antes de pilotar sua moto nova
02/08/2018
Aqui estão alguns passos para você checar antes de pilotar sua moto nova - siga e garanta uma longa vida útil para ela.
ver mais
Dicas
A primeira manutenção da sua moto - o que você precisa saber
16/08/2018
Saiba quais cuidados tomar após andar com a sua moto pela primeira vez.
ver mais
Dicas
Problemas comuns em motos antigas
01/11/2018
Mesmo com as manutenções em dia, as motos mais velhas precisam de cuidado especial, por isso, se atente aos detalhes.
ver mais
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Parts Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.