Comprar uma moto nova é como ganhar o presente mais esperado de natal: quase impossível não abrir o pacote e começar a brincar de imediato. Resistir à tentação é difícil, mas tomar alguns cuidados e fazer preparações antes das primeiras corridas vai ajudar a começar com o pé direito.   

Os vendedores não permitem um teste drive antes da compra, portanto têm poucas razões para garantir as especificações adequadas quando a moto chega. Todas elas seguem um padrão de produção, mas isso não quer dizer que são inspecionadas uma por uma, por mecânicos que confiram todos os óleos e fluídos, parafusos, peças e detalhes. Inclusive, aqui no Brasil as motos novas de cross nunca vem com óleo, água no radiador e engraxadas.

Então quando chegar em casa, seja sensato para fazer uma preparação da moto antes da pista ou trilha. E antes de passar alguns minutos checando tudo, siga as nossas dicas e fique tranquilo para correr sabendo que está tudo ok.

1. Graxa

Engraxe os links e rolamentos. De todas as coisas que podem faltar na moto de fábrica, as articulações não engraxadas estão em primeiro lugar. Você não vai querer sair sem rolamentos lubrificados, então aproveite para tirar um tempo para verificar isso e adicionar graxa na sua moto.

2. Cheque os parafusos

Toda a logística de levar a moto de um lugar para o outro, além dos empurrões que leva durante a montagem na fábrica podem deixar alguns parafusos soltos. Então pegue a sua chave torque e faça alguns ajustes nos acessórios de acordo com as especificações.

3. Fluidos

Você pode não vai achar um radiador totalmente vazio, mas um pouco abaixo do normal? Sem dúvida. O mesmo para os fluidos de óleo e freio. Como comentamos antes, os entregadores e fábricas não gastam seu dinheiro ou tempo assegurando que a moto tenha os níveis corretos de fluído. A moto é sua, o trabalho de checar é seu.

4. Filtro de ar

Ele está lá, mas está lubrificado? Essa é a questão. Verifique se o filtro de ar possui uma camada completa de óleo de filtro, porque provavelmente não terá. Procure por pontos secos e se assegure de deixá-los no nível necessário. Se preciso adicione mais óleo, mas não exagere.

5. Ajustes Finais

Alguns outros ajustes são necessários para que você pilote com a moto funcionando 100% e perfeitamente adaptada ao seu corpo. Por isso sente nela e segure as manoplas para checar se a altura do guidão está confortável para o seu estilo de pilotar e modalidade. Depois disso fique tranquilo para estrear sua moto da forma que quiser.

Depois das primeiras corridas volte aqui para ler “A primeira manutenção da sua moto - o que você precisa saber”.

Texto original Motorsport, traduzido e complementado por nós da MX Parts.