Nós buscamos sempre trazer aos nossos pilotos as melhores informações, curiosidades e dicas sobre o mundo off road. Dessa vez escolhemos o piloto Wellington Garcia para passar um pouco do seu conhecimento das pistas e mostrar algumas dicas do que você pode fazer para se preparar para uma grande competição. Apesar de simples, as dicas são extremamente funcionais e pode parecer algo que todo mundo deveria saber, mas pouca gente aplica efetivamente. Se você começar a seguir esses passos vai ver que seu desempenho vai melhorar muito - tanto nos treinos quanto em competições.


Não acredita? Então faça você mesmo o teste e comprove. Com vocês 5 dicas de preparativos para competição.

1. Tenha uma alimentação saudável.

Você já está careca de ouvir que alimentação saudável faz diferença na performance de qualquer atleta...mas então por que não começa a acompanhar a sua também? Entenda que não adianta você chegar no dia da corrida e dizer que você é uma pessoa saudável. É preciso ter um acompanhamento e cuidar sempre da alimentação.

O mais básico que você pode fazer é evitar comer fritura, gordura e ao mesmo tempo tentar comer mais frutas, verduras e legumes. É preciso preparar seu corpo e acostumá-lo a ter o hábito da comida saudável desde sempre, pois se você comer algo leve apenas no dia da corrida, o seu corpo pode estranhar aquela alimentação e não te dar o ganho energético que você precisa pra ter sua melhor performance.


É claro que isso é o básico do básico. O indicado mesmo é você ter uma dieta com acompanhamento de um nutricionista, que te diga exatamente o que você pode ou não ingerir, de acordo com a sua rotina e objetivos.

2. Beba água.

O corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres. Isso quer dizer que mais da metade do seu corpo é água, então é preciso dar uma atenção especial para a sua hidratação.


A água, além de auxiliar em todas as reações químicas do organismo, trata o intestino, ajuda a emagrecer e também melhora a qualidade da sua pele. Além disso é vital para controlar a temperatura corporal, fazer digestão, auxiliar na circulação sanguínea e formação da urina.

Uma pessoa adulta normal (não atleta e que não tem tanto gasto energético) é aconselhada a tomar cerca de 2L de água por dia. Mas pessoas como você, piloto, que praticam atividade física e transpiram durante os treinos, precisam tomar além dos 2L normais, de 500ml a 1L de água por hora de atividade física.


Portanto é muito importante você ter sua garrafa de água e levá-la para todos os lugares. Dessa forma você hidrata seu corpo e ainda controla a quantidade de água que ingere. Você pode inclusive ingerir repositores eletrolíticos para controlar seus níveis de energia e hidratação no dia da competição.

3. Durma cedo na noite anterior.

Antes da corrida é importante dormir cedo e descansar. Se você descansar bem seu corpo vai garantir que tenha 100% dos seus reflexos na hora da corrida. Correr cansado é sinal de perigo: pode não só te atrasar, como também te colocar em risco, já que sua percepção poderá estar mais lenta do que o normal.


Confira abaixo, segundo o post do site Catraca Livre, 11 benefícios de uma boa noite de sono.


  • O sono mantém seu coração saudável
  • Ajuda a prevenir os quilinhos extras
  • Uma boa noite de sono reduz suas chances de bater o carro
  • O sono fortalece o sistema imunológico
  • Melhora sua concentração e desempenho cognitivo.
  • Uma boa noite de sono melhora seu desempenho sexual
  • Um bom sono previne dor de cabeça, te faz lidar melhor com estresse e ansiedade. 
  • O sono ajuda a manter a boa forma.
  • O sono melhora o humor
  • Uma boa noite de sono aumenta sua tolerância à dor
  • Melhora os relacionamentos afetivos: você não fica de mau humor. 


4. Revise sua moto antes da prova

Todo mundo sabe que é normal ficar nervoso ou ansioso antes de uma prova importante. Imagina só se você está prestes a começar e sua moto dá problema? Ninguém merece. Portanto tenha o costume de revisar sua moto, dessa forma você evita imprevistos como algum cabo de acelerador arrebentado, guias e pastilhas faltando, entre outros detalhes básicos e problemas em qualquer peça da sua moto.

5. Memorizar partes da pista

Uma das dicas mais importantes de preparativos para competição é conhecer o local da corrida e tentar memorizar as partes da pista. Mesmo antes de treinar observe os detalhes e coloque a pista dentro da sua cabeça. Feche os olhos e imagine os detalhes, as curvas, os saltos, as retas - isso vai te ajudar na hora de correr, afinal você pode se preparar e prevenir caso tenha algum ponto perigoso da pista.


É claro que além de todas as dicas dadas aqui você precisa estar sempre com seus equipamentos de motocross em dia, te garantindo a proteção necessária e por que não, segurança e autoconfiança nas pistas ou trilhas