Home > Dicas > Duas dicas improváveis para ultrapassagem
Duas dicas improváveis para ultrapassagem
19/09/2017
Dicas

Ser atrasado por um piloto mais lento pode ser uma das coisas mais frustrantes na corrida. Para o piloto isso pode simplesmente arruinar seu ritmo. Para a equipe é provavelmente pior ainda, porque eles vêem tudo acontecendo e não podem fazer nada para ajudar. Colocar pontos de exclamação a mais no quadro com a frase “PASSE ELE” não vai ajudar muito.

Esse problema também é uma das mais difíceis questões de se abordar como treinador. Não há regra dura e rápida, além de ser difícil ajudar com esse problema pela sua complexidade. Então está na hora de compartilhar duas dicas alternativas que ajudaram vários pilotos ao longo dos anos.

Problema número um: a ideia de “nunca seguir”


Usar uma linha diferente do que a do piloto da frente provavelmente é o conselho mais fácil a se dar, no entanto pode não ser a melhor coisa a se fazer sempre.  

Não me entenda mal, existe uma grande sabedoria para evitar a procissão atrás dos jovens pilotos, e “não seguir” deve ser a dica número um nessa situação. Ser capaz de usar uma linha alternativa significa que o erro inevitável do piloto da frente pode ser usado por você e, melhor ainda, pode te ajudar a evitar um acidente frustrante e possivelmente perigoso. No entanto, essa peça de ouro precisa de um pouco de refinamento, pois em algumas horas você deve seguir o piloto na mesma linha. Não, não foi um erro de digitação, então vou dizer novamente: deve seguir.

Promoções MX

Na corrida, usamos uma linha alternativa do piloto da frente desde que isso não cause perda excessiva de energia ou tempo. Isso parece óbvio, mas na verdade é bem complexo. É fácil ficar tão preso às linhas alternativas que você pode perder algumas oportunidades de ultrapassagem.

Se você está levando mais de duas voltas para passar alguém que está te segurando, faça o esforço mental de lembrar qual a parte da pista que você é obviamente mais rápido que ele. Pense em mais umas duas partes, se possível. Então se certifique de estar bem na cauda dele antes da sessão, mesmo que isso signifique segui-lo por uma volta ou duas. Poupe sua energia para uma explosão de intensidade, e depois faça ela valer. Se não funcionar, pense em frente na sua próxima oportunidade e foque em permanecer bem junto da traseira dele antes da próxima seção. Outro bônus é que você pode se poupar da dor de um esforço desperdiçado quando não estiver em um bom ponto de ultrapassagem.

Problema número dois: Preso no modo dele


Infelizmente é um fato que a maioria das pessoas pilota melhor quando está seguindo o bando, depois de um acidente no início da corrida. Parece que todos aqueles nervos que normalmente nos seguram simplesmente desaparecem e nós conseguimos correr com a cabeça limpa, combinando apenas a quantidade certa de raiva. Os outros pilotos não são mais do que obstáculos sem nome, que você simplesmente atravessa, como adversários em um video game.

Isso até que alguma coisa (ou alguém) te devolve o medo familiar no meio da fumaça vermelha, fazendo algo inesperado. Você se vê preso atrás dele por algumas voltas, que se tornam muitas voltas. Você fica preso no modo dele e não consegue se livrar disso, não importa o quanto tente.

Esse cenário é ainda pior quando você não errou no início da corrida, mas se acha preso na posição de trás de um desses pilotos que você teria passado no cenário acima. Felizmente há um segredo para te ajudar a superar essa situação frustrante.

Por mais difícil que seja, a melhor coisa a se fazer é dar uma certa distância da pessoa da frente. Isso geralmente pode ser feito sem o risco de ser ultrapassado pela pessoa que está atrás de você escolhendo particularmente uma linha da pista para ser seu lugar enquanto você desacelera. A maioria das pessoas luta para se adaptar rápido o suficiente para fazer a passagem acontecer, enquanto a pessoa da frente tem uma chance de relaxar. O que é exatamente o que você quer.

É aí que você precisa acreditar na sua habilidade de pilotar melhor do que a pessoa que estava te segurando e começar a aumentar o calor. Quase inevitavelmente você vai se encontrar alcançando ele rapidamente porque um pouco do seu entusiasmo pode voltar e você aproveitará esse momento para passar pelo adversário e entrar no ar fresco. Esteja ciente de que isso é uma coisa que agita os nervos, mesmo sendo comprovado que funciona ridiculamente bem.

Hora da corrida


Essa obviamente não é uma lista exaustiva de dicas para aprender a ultrapassar. Nós poderíamos falar por horas sobre táticas de intimidação, passes de bloqueio ou a tática mais eficiente de todas - que é tendo um bom início de corrida. As duas dicas que focamos aqui são simplesmente coisas que ninguém compartilha frequentemente - não porque estão preocupados em perder algum tipo de ingrediente secreto, mas simplesmente por saírem do modo convencional de lidar com as coisas. O único jeito de praticar essas dicas é na pista de corrida, então sugerimos que você adicione elas às suas táticas de corrida e comece aplicando em competições menores e mais fáceis antes, assim você ganha experiência e confiança. Ensine para eles como se faz e podemos garantir que isso vai te ajudar a evitar um dos mais frustrantes aspectos do nosso grande esporte.


Texto original blog Broxy, traduzido e editado pela Mx Parts.
Posts Relacionados
Dicas
Dicas para pilotar na lama
15/08/2017
Está cansado de penar para conseguir pilotar na lama e escorregar pela falta de tração nas rodas? Veja aqui dicas de como melhorar sua performance e jogar barro nos seus oponentes
ver mais
Dicas
Como conseguir um holeshot
08/08/2017
Confira dicas sobre como conseguir o tão disputado holeshot.
ver mais
Dicas
Técnica para frear - quais dedos usar
17/08/2017
Você já parou pra pensar que para ter confiança na hora de acelerar é preciso antes de tudo saber frear bem? Quando você está seguro que pode parar quando quiser pilota muito melhor, e isso se reflete no seu desempenho.
ver mais
Equipamentos
Tudo sobre as botas de motocross
01/08/2017
Conheça quais são as diferenças entre as botas de motocross top de linha e as de entrada, aprenda a escolher o modelo perfeito pra você.
ver mais
Equipamentos
Conheça top 5 modelos de conjuntos para pilotar
14/08/2017
Conheça quais são os cinco modelos de conjuntos que são referência em roupas técnicas para qualquer piloto.
ver mais
Curiosidades
A dieta de Ken Roczen, estrela do Supercross
03/08/2017
Confira a dieta de Ken Roczen e os truques que o piloto usa para se manter em forma e garantir o melhor do seu rendimento físico nas pistas.
ver mais
Aproveite super descontos
-34%
Sapatilha Dynamix Kenya Preto/Vermelho
R$ 264,90
-24%
Capacete Abus Stormchaser Preto
R$ 1059,90
-57%
Bermuda Fox Cauz
R$ 129,90
-24%
Luva Rontek RT-10 Azul
R$ 37,90
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Parts Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.