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Como conseguir um holeshot
08/08/2017
Dicas

É chamado de holeshot o momento em que um piloto chega em primeiro lugar na primeira curva da corrida. Esse momento é considerado um dos mais importantes da corrida, pois pode definir em alguns segundos quem ficará na frente por toda (ou boa parte da) competição.


Em muitas competições, além da premiação geral, também existe premiação para o piloto que faz o holeshot. É comum vermos pilotos que são especialistas em conseguir o tão sonhado holeshot. A verdade é que se você chega por primeiro, na primeira curva, você está um passo à frente para ganhar a corrida.


Mas isso pode não ser uma tarefa tão fácil. Existe muita técnica e treino envolvidos nesse processo. Quer conseguir o seu holeshot? Então confere ai nossas 5 dicas para melhorar sua largada e consequentemente, ficar mais perto do seu objetivo.

Dica 1 - Pratique a largada


Não é à toa que ouvimos a frase: “a prática leva à perfeição”. Quanto mais os movimentos ficam automatizados, mais você tem chances de se tornar referência no assunto. Óbvio que quando falamos de prática não nos referimos à passar 5 minutos do seu tempo total de treino praticando a largada. É preciso lembrar que fazer um holeshot é meio caminho para vencer qualquer corrida, então a prática de um holeshot deve ser pelo menos, metade do tempo do seu treino.

Existem dicas básicas para praticar e melhorar sua largada.


Observe o movimento do gate

É chamado “gate” a barra de proteção que mantém os pilotos alinhados e abaixa quando a corrida começa, para largarem todos juntos.

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Alguns pilotos prestam atenção à uma peça chamada “Pin”, que se localiza bem abaixo do gate e se move menos de um segundo antes dele definitivamente abaixar. Dessa forma, quando o piloto vê essa peça se movendo, já acelera a moto e ganha esse milésimo de segundo como vantagem na largada. É preciso estar atento para não perder tempo na largada, portanto cada detalhe importa.

Outra técnica muito usada é ter uma visão periférica, não focando em apenas um ponto, mas olhando o contexto geral - isso faz com que você note as coisas de forma mais rápida.

Para decidir qual técnica funciona melhor com você é simples, basta testar e cronometrar cada uma delas.

Para praticar a largada você vai precisar de alguém para abaixar o gate, caso tenha algum disponível, ou a pessoa pode deixar cair uma pedra - marcando o início da corrida.

Dica 2 - Posicione seu corpo corretamente


No momento da largada o piloto acelera com sua máxima potência. Isso pode causar um efeito de reação, onde o pneu dianteiro da moto sobe para tentar absorver a velocidade extra que o motor está passando. Nessa hora é preciso ter muito cuidado, pois se você não estiver com seu posicionamento corporal correto pode acabar de costas no chão, vendo todos os outros competidores seguirem em frente enquanto você está, literalmente, na lama.


Se você reparar bem, vai perceber que todos os pilotos possuem o mesmo posicionamento na largada: colocam o peso do corpo para frente, os braços com cotovelos para cima e as pernas soltas e fora do pedal. Esse posicionamento deixa o piloto com mais estabilidade em cima da moto, também faz com que ele tenha mais controle caso precise se equilibrar melhor ou se recuperar de um efeito da largada.

Dica 3 - Use corretamento o acelerador e embreagem

No gate você deve estar preparado para acelerar o máximo possível pelos metros que antecedem seu holeshot. Você precisa estar com os pés plantados no chão e acelerar com cerca de ¾ da potência total do seu acelerador. Dependendo da potência da sua moto, você pode querer largar com a segunda marcha. Deixe a embreagem apertada para que a moto apenas deslize um pouco.

Você precisa sentir a moto querendo voar Se você tiver um dedo em cima do freio, colocando uma leve pressão, já será o suficiente para não permitir que a moto role para frente.

Começando dessa forma, com a moto engatada e o acelerador com três quartos da potência aberta, certifique-se de soltar a embreagem assim que o gate marcar a largada.


Dica 4 - Usar dispositivo Holeshot

Depois que você tiver uma largada confortável, alguns usam a vantagem de um dispositivo holeshot. Esse produto tranca na suspensão dianteira depois de você comprimi-la para baixo na largada. Isso reduz sua chance de cair para trás ou perder o controle do guidão, também ajuda a transferir o peso depois que a moto reage à largada e coloca novamente o pneu - e a potência gerada, no chão.

Dica 5 - Controle da velocidade, freio e embreagem

É preciso ter pleno controle da sua velocidade, saber qual é a hora exata para desacelerar e deixar a moto andar com pouca potência. Usar o freio ou desacelerar antes da hora é sinônimo de falha no seu holeshot - os pilotos não desaceleram até que seja muito necessário.

Além de todas essas dicas, é importante ter um equipamento de qualidade, com roupas que possam ajudar na circulação de ar e conforto, botas, capacetes, óculosprotetores que possam te auxiliar a ter o máximo de performance e uma moto que você conheça e tenha confiança na pilotagem.

Mesmo assim não existe solução mágica: voltamos a ideia de que treino e foco são essenciais. É preciso praticar muito se você quer ser o melhor. A prática diária, o pensamento positivo e a vontade de vencer sem dúvidas vão te levar para cada vez mais perto do seu holeshot

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