Home > Dicas > Como manter a saúde mental e os treinos em casa? Parte 2
Como manter a saúde mental e os treinos em casa? Parte 2
27/03/2020
Dicas
No post passado mostramos algumas dicas para você se manter com a cabeça em ordem nesse período de quarentena em nosso país derivado pela pandemia da Covid-19. Agora é a vez de te mostrar algumas dicas de exercícios físicos para manter a saúde em dia já que os treinamentos em academias e pilotagens estão off por um tempo. 
  • Se você perdeu a primeira parte desse post, é só clicar AQUI e conferir as dicas para manter uma mente saudável.
Dessa vez, falamos com a educadora física Camila Suota que nos indicou alguns exercícios simples que já ajudam bastante na hora de assim como a mente, manter o corpo em dia sem excessos, confira:

Qual a importância para se manter ativo durante esse período?


Esse é um período difícil para toda a sociedade ao redor do mundo. Basicamente tudo está fechado, não tem sido recomendado e até mesmo permitido sair para praticar esportes, pilotar então está fora de cogitação não somente pela doença em si, mas pelo risco de um acidente ser mais prejudicial ainda nesse momento. 

Então a alternativa é se manter em casa, mas sem alterar muito da rotina, e isso implica em manter seu corpo ativo.

Por isso, é fundamental mesmo que em baixa quantidade ou intensidade realizar exercícios que auxiliem o corpo a manter o ritmo, mesmo que seja menos que o habitual. 

Se manter ativo por mínimo que seja é importante para não ter que começar tudo do zero e sofrer com as readaptações - explica Camila Suota, educadora física, que continua: - por mais que existam estudos que apontam uma facilidade nos retornos, a chamada memória celular e muscular, o ritmo básico e leve já auxilia o organismo a não diminuir o metabolismo e sim trabalhar em faixas chamadas de recuperação ativa e endurance (resistência), muito importantes nos treinos base em qualquer esporte.

Alongue-se


O primeiro passo (e último) de qualquer atividade física começa com um bom alongamento. 

Eles são responsáveis por promover um aumento na flexibilidade muscular e articular, estirando fibras musculares e liberando hormônios, ou seja, preparando o corpo para uma atividade mais intensa, explica a educadora. 

Isso é importante, por que mantém a amplitude dos movimentos, garantindo mais resistência à lesões decorrentes dos exercícios, além de ajudar a corrigir a postura para uma maior eficiência na técnica dos exercícios, complementa. 

Confira alguns alongamentos para iniciar sua jornada de exercícios:
Alongar pernas, ombros, braços e costas é fundamental, ainda mais para quem passa bastante tempo sobre o banco da moto. 

Dicas de exercícios básicos:


Não é necessário nada de complexo ou que você não tenha em casa para realizar essa pequena sequência, bem simples, mas que já te ajudarão à manter o foco e o ritmo para voltar à acelerar o melhor possível, se liga:

Pular Corda: Brincadeira de criança - podem pensar alguns. 

Pular corda é um ótimo exercício aeróbico, que auxilia a manter o condicionamento cardíaco e o melhor, você pode treinar em diversas intensidades e variações, já que ajuda a queimar umas calorias sem precisar de muito espaço ou materiais complexos e o melhor, 15 minutos são suficientes para manter bons resultados.

Flexões: Trabalha diversos grupos musculares, principalmente braços e abdômen - mas fica o detalhe para ser bem sucedido - mantenha o quadril na mesma altura do resto do corpo.

Step: Subir escadas é também um excelente exercício aeróbico. qualquer elevação que você possa fazer com segurança já é válido, até mesmo um banco ou degrau de calçada e você pode dosar força e velocidade no processo. 

Cada um desses exercícios pode ser feito com diferentes intensidades e quantidades, o ideal é manter um ritmo aceitável ou séries de 3 repetições ou no máximo de 10 a 15 minutos cada série com intervalos diferenciados de acordo com a necessidade de cada um, mas não abuse no descanso, lembre-se que o foco é manter o corpo ativo.
Abdominais: São tão versáteis que atendem vários tipos de níveis de atividades e trabalham diferentes grupos musculares. 

O mais comum são os deitado com movimentação do peito sentido pernas e o reverso - onde as pernas e quadril sobem até quase 90º. 

Agachamentos: Ideal para trabalhar as pernas, se assemelha à movimentação de se sentar em uma cadeira, mantendo as pernas paralelas ao chão, evitando ultrapassar 90º e sem forçar os joelhos.

Burpee: Exercício bastante utilizado no crossfit, o Burpee é um exercício que ajuda a medir seu condicionamento físico. Ele já oferece uma intensidade mais alta, trabalhando a parte muscular e aeróbica em conjunto. 

Com início em um agachamento, seguido de flexão, volta-se a posição de agachamento e finaliza com um salto - tudo sem pausa.

Prancha: A tão temida prancha é um dos exercícios mais simples de ser realizado e de grande importância para quem pilota, já que ele treina a musculatura do CORE - a região lombar, costas e abdômen.

Ela garante um melhor condicionamento para que as posturas durante a pilotagem sejam mais suportáveis quanto às dores de passar muito tempo intercalando a pilotagem em pé-sentado.

Ao lado - abdominal e agachamento e abaixo, burpee e prancha - excelentes exercícios para esses dias em casa
Só na Mx Parts a maior e melhor loja off-road do Brasil você encontra além das maiores ofertas em equipamentos e produtos para você e sua moto as dicas para uma pilotagem segura, confortável e eficiente. Até a próxima.
Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Parts Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.