É hora de escolher um novo colete ou ainda não começou a pilotar, mas está dando aquela conferida nos equipamentos e ficou com uma dúvida a respeito dos coletes para motocross? Pode até não parecer, mas por mais que a função seja a mesma - proteger você contra os mais variados tipos de impactos, alguns coletes para motocross podem trazer algumas finalidades a mais, por isso, criamos esse pequeno guia para te ajudar na hora da escolha, confira:
Coletes Convencionais
Mas o importante nesses casos é pilotar sempre utilizando o material no mínimo adequado para a finalidade, seja de acordo com a modalidade, local e até mesmo estilo de pilotagem. Os coletes convencionais podem ser bem leves e funcionais, já que apresentam apenas a parte frontal (peito) e costas com proteções, mantendo os braços livres para movimentações.
Esse tipo de colete pode ser utilizado até mesmo por cima das camisas de motocross, devido à praticidade de uso ou preferência de cada piloto. Normalmente são mais leves e não se apresentam como uma camisa, sendo apenas colocado sobre ou sob uma camisa para motocross. A grande maioria tem composição em diferentes tipos de plásticos, mas os mais atuais (e mais caros) podem até ter tecnologias de ponta, como espumas inteligentes e protetores de costela, garantindo qualidade para quem precisa de mais mobilidade ou performance.


Alguns coletes convencionais podem alguns itens de proteções a mais que apenas frente e costas, como ombreiras e até mesmo proteções nos braços (foto acima), que inclusive podem ser removíveis. Mas a principal diferença está na proteção resumida à esses pontos principais de peito e costas que os coletes integrais também possuem, além de agregarem um pouco mais de protetores em outros locais.

Coletes Integrais
A grande maioria dos coletes integrais de impacto oferece uma composição voltada para a proteção, mas sem deixar de lado a capacidade de versatilidade de uso, já que precisam ser leves e resistentes para que diferentes tipos de pilotos e modalidades possam se valer da proteção com conforto e praticidade, por isso, tendem a unir as proteções com velcros® e tiras elásticas junto ao peito ou costas, afim de que, se necessário possam ser removidas.
Outro detalhe dos coletes integrais, é que podem ter suas proteções fixas juntamente com a camisa no estilo segunda pele, ideal para proteger contra assaduras das proteções contra a pele, garantindo também praticidade para vestir todas as suas proteções de uma única vez, e vale lembrar que esse tipo de tecido normalmente é tratado com diferentes tecnologias, que possibilitam que a pele respire, sem deixar o piloto encharcado e com aquele fedor após o uso graças aos cuidados anti microbianos que os tecidos possuem.
Muitos pilotos de outras modalidades como enduro e até mesmo de estrada acham a ideia de um colete integral muito interessante, graças à praticidade que oferecem, mas no motocross de pista, vários pilotos prezam pela performance, deixando a proteção um pouco de lado, por isso, os coletes integrais são muito mais utilizados por modalidades fora das pistas, mas isso não é uma regra, cabe a cada um definir as suas prioridades enquanto pilota.
Mas afinal, qual tipo de colete para motocross escolher?
O ideal é analisar o que você realmente tem por preferência enquanto está pilotando, como por exemplo em um local muito mais quente, optar pelo conforto e sistemas de refrigeração eficientes vai ajudar muito mais que somente a performance, assim como pensar somente no tempo a ser batido pode ser algo perigoso com menos áreas de proteção, enfim, cada piloto deve entender do que realmente precisa para uma escolha perfeita durante a pilotagem.

Só na Mx Parts você encontra a maior variedade de coletes de impacto para a proteção durante a sua pilotagem. Acesse aqui e confira agora mesmo as maiores marcas com os melhores preços e condições.