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5 Melhores motos usadas para trilhas em 2021
23/04/2021
Motos
Conforme prometido, é hora de falar das motos usadas mais indicadas para enfrentar as trilhas em 2021 e porque não, já pensar em deixar ela bem ajustada para os próximos também?

Claro que se você tem a sua usada, pode conferir nossa seleção de motos mais indicadas zero km para encarar as trilhas em nosso post:

Honda CRF 230F


Já começamos com uma clássica. Mas é sempre importante frisar o detalhe dela ser o modelo nacional simplesmente conhecida como CRF 230

Substituída pela CRF 250F em 2021, dominou por anos o mercado trilheiro com uma certa folga, mantendo toda a tradição da marca no Brasil com as motos de entrada de rua também.

A CRF 230 dominou o mercado nacional com razão. Desde seu lançamento em 2006, ela entrou em um processo de crescimento gigantesco, mas que caiu nos últimos anos devido à queda de vendas e falta de atualizações

Os atrativos nas usadas da CRF 230 ainda são os mesmos de uma zero. Dirigibilidade e principalmente custo x benefício

Em uma CRF 230F é fácil de se sentir confortável ao pilotar em uma trilha, além de ter força e suspensão relativamente boas para as trilhas mais difíceis, mas nada que em uma usada não possa ter um upgrade realizado sem gastar muito.

E esse é o ponto mais favorável - upgrade. Aqui entra o custo x benefício. Grande quantidade de peças no mercado, fazendo com que seja possível mexer na moto sem custos altos.
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Yamaha TTR 230


Ainda em linha na Yamaha, a TTR 230 não tem uma perspectiva muito grande de mercado pela frente, afinal, a própria montadora já sinalizou que deve ter uma versão renovada ou substituta dela, mas também tem uma história de longa data no mercado nacional.

A TTR 230 chegou antes da CRF 230 em 2004. 

Ao longo de todos esses anos viveu como a segunda opção ou inferior ainda quanto à rival, mesmo sendo muito parecida com a irmã de cilindrada.

O diferencial é o câmbio de 6 marchas e a refrigeração à ar. Mas para quem pilota a principal diferença está na altura de pilotagem. A TTR 230 é ligeiramente mais baixa na distância banco-pedaleira.

A resposta em altas rotações também é considerada uma diferenciação grande para a concorrente e uma resposta de suspensão melhor para pisos irregulares como costelas e erosões.

Por fim, a capacidade de upgrades por ter tanto tempo de mercado também é grande, ou seja, para montar e personalizar conforme a sua necessidade, dá pra ir sem medo na TTR 230.

Honda XR 250 Tornado


Sucessora do modelo clássico da Honda, a XR 200, a Tornado como é mais conhecida, é uma moto mista que é muito adaptada para as trilhas, especialmente por ter um excelente motor.

Por mais que ela tenha permanecido no mercado por apenas 7 anos aqui no Brasil, ainda é fabricada em países como a Argentina. Por aqui ela saiu de linha não pelas vendas, mas pela adequação do programa anti poluição, que a CRF 230 já era adepta.

Com função dupla, ela é excelente para quem quer utilizar uma moto para rodar pelas cidades e também nas trilhas, especialmente para quem prefere um motor mais forte que da irmã menor, a Bros 160.

Motivos para comprar uma Tornado mais de 10 anos após a saída oficial de mercado? Adaptações. 

Atualmente existem kits plásticos e diversas peças que podem ser utilizadas nas XR 250 provenientes da CRF 230 que tem amplo mercado, fazendo com que as personalizações, inclusive para deixar a Tornado com cara de 230 sejam possíveis, fazendo disso, uma boa opção para quem quer investir pouco para começar a enfrentar as trilhas por ai.

Bônus - importadas


Os próximos modelos são uma espécie de bônus para sua escolha em nos modelos importados. 

Nesse quesito, existem inúmeras opções, mas destacamos aqui as que mais aparecem nas trilhas Brasil afora e que tem uma compensação boa na hora de pilotar nas trilhas e especialmente no valor e custo x benefício.

Vamos à elas:

Honda CRF 250 R, X e R/X


Sim. Você deve ter pensado: Por que ter uma CRF 250 importada já que temos a CRF 250F?

São motos consideradas mais versáteis que a CRF 250F. Toda a composição e desenvolvimento dos três modelos são justamente para uso em pista, trilha, rally e enduro, o que as torna muito boas para o uso misto.

Suspensões mais trabalhadas, chassis reforçados e geometrias voltadas para saltos oferecem uma certa segurança a mais que um modelo voltado exclusivamente para as trilhas como o caso da irmã nacional que é desenvolvida para esse mercado trilheiro.

As diferenças entre tamanhos de aros também evidencia o uso misto nos modelos, sendo na R um aro dianteiro 19 e na RX um aro 18. O peso entre elas obviamente também varia.

Mas em todos os três casos, valem a pena pela oferta de peças no mercado nacional, já que são modelos que possuem algumas (nem todas) características compartilháveis entre si, facilitando as procuras, reposições e upgrades

E claro, com o detalhe que ainda estão em linha, o que facilita muito o comércio de peças e modelos.

KTM SXF 250 e Husqvarna FC 250


Duas marcas, mas dois modelos muito parecidos. Aqui o que diferencia é a potência, sendo a Husqvarna considerada a moto 4 tempos mais forte de motor atualmente com 44 cavalos.  Mas só isso não faz com que ela seja extremamente única para a compra, afinal, não é só de motor que um trilheiro vive. Ela apresenta mesma configuração de freios da KTM, geometria muito similar e também sistema de embreagem.

Já a KTM SXF 250 possui uma aceleração rápida e que oferece uma pilotagem mais confortável com potência final maior a 14000 rpm. Por ser importada, conta com alguns pontos como partida elétrica, embreagem hidráulica e detalhes típicos das motos campeãs.

Quais os motivos para escolher qualquer uma das duas usadas? 

Aqui a questão é simples, investir o mesmo valor que uma nacional zero km em uma usada importada vale a pena nesses dois casos por serem motos já consagradas quanto à pilotagem e principalmente motorização.

São motos com detalhes que podem ser bem vistos e fazer a diferença na trilha, e que possuem uma boa gama de peças em geral no mercado, facilitando as reposições.
Finalizamos aqui nossas dicas para você escolher sua moto para esse 2021, seja ela usada ou zero quilômetro. 

Mas sempre ressaltando: Não esqueça também dos equipamentos de proteção para sua pilotagem e que você sempre encontra clicando AQUI.

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