Está montando seu kit de motocross para encarar as pistas ou está na hora de trocar o seu capacete antigo? então confira as nossas dicas para escolher um capacete para motocross para enrolar o cabo com segurança, conforto, performance e muito estilo:
Proteção
O primeiro passo para a escolha de um bom capacete para motocross ou aquele que se adeque às suas necessidades é a proteção oferecida contra impactos nos casos de quedas e impactos de objetos direcionados contra o capacete, como pedriscos por exemplo. A qualidade da proteção oferecida também está intimamente ligada ao custo do capacete, já que quanto maior a proteção que ele oferece contra impactos, mais estudo, desenvolvimento e custo dos materiais acabam aumentando também seu valor final. Mas nesse caso, caso opte pelo máximo em proteção, o valor gasto vale cada centavo para se manter protegido com sistemas como Mips®, 360º Turbine Tech® e Conehead®, que ajudam a diminuir ainda mais a quantidade de impactos repassados ao cérebro, protegendo ainda mais em casos de acidentes.

Entenda as diferenças:
Cada capacete é construído basicamente por uma camada externa (casco) fabricada em material plástico que ajuda a conter o material interno e evita que em casos de quedas, o material que absorve os impactos (eps) seja raspado, diminuindo a efetividade. Algumas marcas desenvolvem sistemas que otimizam ainda mais esses dois fatores (casco + eps), aumentando ainda mais a proteção contra impactos. A grande maioria dos capacetes para motocross conta com fabricação por meio de um processo chamado in-mold, onde o casco é fundido diretamente ao eps, o que evita o uso de colas, mantendo o peso mais baixo, a segurança para o uso e durabilidade muito maiores.

Diferentes tecnologias como Mips®, 360º Turbine Tech® e Conehead® são apenas alguns exemplos de melhorias na proteção oferecida que vão além do tradicional casco e eps.

Ventilação
Conforto
Um dos passos que podem ser analisados após os demais já citados, o conforto se aplica na hora de vestir o capacete para motocross e ter uma sensação boa, sem apertos, com espumas macias, sem estar com aquele cheiro de cachorro molhado lá dentro. Já passou por isso? então você sabe o que é necessário para o conforto durante a pilotagem. Capacetes muito pesados e que não tem forração removível, atrapalham muito na higienização e durabilidade, além disso, espumas hipoalergênicas também ajudam na hora de pilotar sem ficar com aquela coceira incômoda. Controle de umidade e térmico também ajudam na dissipação do suor e do calor excessivo, permitindo uma boa pilotagem em dias mais quentes ou em usos prolongados, sem terminar sua pilotagem com a forração com cheiro insuportável.


Performance e Design
A ordem com o conforto pode ser invertida se o piloto busca ou preza mais pela performance que pelo conforto, até porquê essa relação basicamente anda separada, ou o conforto vem em primeiro lugar ou a performance. Para quem busca melhorar o desempenho as trilhas e/ou pistas, diminuir o peso dos equipamentos é uma boa sacada, mas como já descrito, isso pode comprometer outros fatores como o conforto, mas saiba que a partir do momento em que o desempenho compromete a proteção o risco de ficar afastado por lesões mais sérias pode ser muito maior que os segundos tirados em uma etapa ou prova. Os capacetes para motocross atuais possuem uma relação mais harmoniosa de proteção e performance, mas o preço para isso também se torna mais elevado. O design (modelagem) do capacete é algo que praticamente não se diferencia no geral, apenas nos formatos de biqueira, pala e posicionamentos para óculos de motocross, protetores de pescoço e entradas de ar. O que vale nesse sentido é a preferência de cada piloto sobre o estilo do capacete que deseja.
Tamanho e grafismos
Deveria ser o primeiro fator, mas tamanho é algo bem básico para se falar em relação à escolha não é mesmo? Mas por incrível que pareça, os tamanhos dos capacetes para moto de trilha são quase universais, mas o formato com que são desenvolvidos alguns modelos em algumas marcas podem apresentar uma diferenciação na hora da utilização. O simples fato de uma construção ser mais ovalada que em relação à um capacete redondo, já interfere na sensação de conforto ou de compatibilidade, como parecer que ficou apertado - se for um pouco, ok, mas solto NUNCA pode ficar. Essa diferença pelo formato tende a desaparecer com o uso e acomodação das espumas junto ao formato do rosto, favorecendo uma melhor fixação na cabeça, mantendo a segurança e eficiência no caso de quedas. Quanto aos grafismos, bom, NÃO escolha seu capacete apenas por ele. O capacete de motocross é uma proteção para sua pilotagem, então não troque a ordem ou melhor, a proteção apenas pelo desenho ou cores que estão pintadas nele, não são elas que vão garantir menos danos ao seu cérebro no caso de um acidente.
