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Quando trocar a Bota de Motocross?
02/06/2020
Curiosidades
Já faz um tempo que você pilota e sua velha companheira começa a dar sinais de que não está mais suprindo suas necessidades (de conforto, segurança ou qualidade), mas a dúvida é sempre a mesma - Quando preciso trocar a bota de motocross? A resposta para essa pergunta você confere nas nossas dicas a seguir:

Fique atento aos sinais


Após um longo (ou não) período de uso, todo e qualquer equipamento de motocross sofre avarias, danos ou desgaste ao longo do tempo, seja pelos impactos gerados de quedas e afins, seja pela utilização do mesmo.

Com as botas de motocross não é muito diferente, afinal, são elas que protegem cada piloto de várias situações, como pedradas de quem vai à frente, impactos contra vegetações, calor das peças do motor da moto e claro - quedas.

É justamente por causa das quedas que as botas de motocross tem um atenção especial em meio aos equipamentos de motocross, afinal, elas ajudam a minimizar muito torções e quebras que poderiam se tornar muito mais graves sem elas.
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São essas quedas e demais impactos diretos contra algumas estruturas das botas de motocross que aceleram essa necessidade de troca, afinal, dependendo do local batido ou impactado devido à alguma situação, a proteção que a bota de motocross deveria oferecer pode ficar comprometida - e esse é só o primeiro ponto, já que outras situações podem ocorrer, como o desconforto e danos aos seus pés como calos, frieiras, assaduras, etc.. devido ao interior estar comprometido.

Então o primeiro ponto a se analisar em uma possível troca da sua atual bota de motocross para uma nova, é: Você já bateu algum lugar da sua bota de motocross de forma muito forte ou que pudesse comprometer sua proteção? 

Se sua resposta é positiva, é provável que a troca seja necessária, já que no caso de uma placa frontal trincada, por exemplo, a proteção contra um próximo impacto com certeza está bastante reduzida e o dano que você pode sofrer é muito maior.
Estamos apenas falando da placa frontal da canela, e esse ponto ainda nem é o que mais acomete os pilotos (de qualquer modalidade) e sim outros três que pegam pesado na decisão pela troca da bota de motocross. Vamos à eles:

Presilhas e fechos


Botas mais velhas ou que já tenham uma utilização mais antiga sofrem com esse detalhe - a presilha soltou, quebrou ou ainda rasgou junto ao tecido de fixação na bota para motocross

Esse é um ponto que possui duas situações de resolução - trocar a presilha (se for viável pela marca e tempo de uso da bota para pilotar) ou trocar a bota de motocross inteira mesmo em casos de rasgos junto ao tecido ou por ser um modelo de bota de motocross fora de linha.

De qualquer forma, as presilhas são itens pequenos e que tendem a se desgastar ao longo do uso, mesmo que não sofram impactos diretos, mas principalmente em relação à falta de manutenção, já que muitos pilotos ignoram a limpeza pós uso e as presilhas que possuem sistemas com travas ficam com sujeiras que atritam e acabam comprometendo a durabilidade de uso.

Os fechos e demais sistemas como travas e micro regulagens ao longo do tempo de uso também vão sofrer com o desgaste, afinal, a cada utilização é natural que seja necessário abrir ou fechar um pouco mais as regulagens para o uso.

As presilhas, fechos e demais estruturas que em geral são plásticas ou em alumínio, são itens que sofrem o desgaste, mas que possuem uma longevidade de uso ligeiramente maior que os demais itens como tecidos e borrachas.

Solado


Fundamental para qualquer piloto de qualquer modalidade, ter um bom solado em uma bota para pilotar é outra conversa. Isso porque esse é um dos pontos que mais sofrem em relação às necessidades de trocas. 

O atrito e contato direto com as pedaleiras - muitas vezes afiadas para maior aderência, compromete muito a durabilidade dos solados das botas de motocross

Em geral, os solados das botas off-road não são passíveis de troca ou ainda quando trocados exigem um alto custo de tempo (e às vezes dinheiro). 

Muitas marcas oferecem o solado de reposição, mas o fator custo x benefício e qualidade dessa troca não é algo visto com muito bons olhos pelos pilotos. 

Então se sua bota de motocross já está com o solado esfarelando e já está literalmente comido pela pedaleira, é com certeza hora de um solado ou bota nova.

Costuras, interior e entre sola


Além do solado, outra questão que envolve essa parte é sempre motivo de uma bota nova, a entre sola - mais precisamente a biqueira, já que durante a pilotagem pelas trilhas ou em quedas, as batidas contra galhos e pedras pode literalmente abrir a bota entre a sola e o cabedal (parte superior em tecido).

Muitas vezes nesse tipo de situação a bota tem que ser praticamente trocada 100%, já que causa cortes, rasgos, descolamentos e danos em mais de uma estrutura da bota e o conserto é praticamente inviável do ponto de vista técnico e financeiro.

Costuras abrindo, anti chamas gasto e interior muito desgastado também são fatores que são bons de serem olhados para saber a hora certa de trocar a bota para motocross

As costuras se abrindo indicam uma gravidade grande pelo uso, que pode inclusive se romper durante uma trilha ou movimentação mais forte e não oferecer proteção na hora mais necessária, assim como o anti chamas.

O interior sofre da mesma situação, mas com um detalhe, pilotar com um interior ruim, vai ser além de desconfortável uma dor de cabeça posterior, já que os atritos podem comprometer a pele dos pés por um bom tempo e assim como uma lesão mais grave, comprometer sua pilotagem.

Vale sempre ressaltar que o desgaste acelerado pode ocorrer em diferentes situações, mas dois pontos são os principais - excesso de uso/pouco uso e falta de limpeza e uso incorreto.

A falta/excesso de uso sem a limpeza adequada ocasiona ressecamentos de materiais que pode comprometer a durabilidade e no caso do uso incorreto,  presilhas fixadas erroneamente, posicionamentos errados dos pés sobre as pedaleiras e outros fatores podem ajudar a acelerar os danos/durabilidade da bota de motocross.
Com todas essas dicas acima, fica fácil saber quando você tem que trocar sua bota de motocross não é mesmo? Então na hora de escolher uma bota nova para sua pilotagem, é só acessar AQUI e ficar por dentro da maior variedade de marcas, modelos, cores e tamanhos de botas para motocross do país, só aqui na Mx Parts - o maior e melhor site off-road do Brasil.

Confira em nosso vídeo: Como lavar sua bota de motocross:

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