Costuras, interior e entre sola
Além do solado, outra questão que envolve essa parte é sempre motivo de uma bota nova, a entre sola - mais precisamente a biqueira, já que durante a pilotagem pelas trilhas ou em quedas, as batidas contra galhos e pedras pode literalmente abrir a bota entre a sola e o cabedal (parte superior em tecido).
Muitas vezes nesse tipo de situação a bota tem que ser praticamente trocada 100%, já que causa cortes, rasgos, descolamentos e danos em mais de uma estrutura da bota e o conserto é praticamente inviável do ponto de vista técnico e financeiro.
Costuras abrindo, anti chamas gasto e interior muito desgastado também são fatores que são bons de serem olhados para saber a hora certa de trocar a bota para motocross.
As costuras se abrindo indicam uma gravidade grande pelo uso, que pode inclusive se romper durante uma trilha ou movimentação mais forte e não oferecer proteção na hora mais necessária, assim como o anti chamas.
O interior sofre da mesma situação, mas com um detalhe, pilotar com um interior ruim, vai ser além de desconfortável uma dor de cabeça posterior, já que os atritos podem comprometer a pele dos pés por um bom tempo e assim como uma lesão mais grave, comprometer sua pilotagem.
Vale sempre ressaltar que o desgaste acelerado pode ocorrer em diferentes situações, mas dois pontos são os principais - excesso de uso/pouco uso e falta de limpeza e uso incorreto.
A falta/excesso de uso sem a limpeza adequada ocasiona ressecamentos de materiais que pode comprometer a durabilidade e no caso do uso incorreto, presilhas fixadas erroneamente, posicionamentos errados dos pés sobre as pedaleiras e outros fatores podem ajudar a acelerar os danos/durabilidade da bota de motocross.