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Qual a sequência correta para se equipar antes de pilotar?
21/01/2020
Curiosidades
Se vestir e se equipar para pilotar, parece algo simples não é mesmo? Mas você sabia que existe uma ordem mais apropriada para você se equipar com mais praticidade? Nesse post a gente fala um pouco mais sobre essa ordem e explica os motivos dela para você pilotar equipado com rapidez e muito mais qualidade.

Por onde começar?


Começar a se vestir é tecnicamente simples, mas primeiro é preciso definir o que é essencial para você ter em seus equipamentos e pilotar, e sobre isso já falamos nesse post:
Então partindo do básico dos materiais listados nesse post, colocamos ainda mais alguns para deixar bem completo todo o sistema de equipo, caso você não tenha algum é só pular para a próxima etapa.
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Roupas de baixo, segunda pele e afins


Antes de começar a se equipar é necessário entender que existem roupas que ajudam na proteção contra os atritos causados pelos equipamentos, já que nem sempre todos possuem sistemas que diminuem esse incômodo ao pilotar. Por isso, antes de mais nada é necessário vestir as roupas que ajudam a diminuir esses atritos e manter a pele melhor protegida. Atenção ao detalhe: Bermudas de proteção com forro espumado não necessitam de roupas íntimas em sua utilização, afinal o excesso de tecidos acaba mais atrapalhando do que ajudando, e as forrações normalmente são tratadas para ajudarem na respiração, temperatura e proteção contra microrganismos.

Meiões e camisas completam o vestuário inicial, afinal eles são uma parte bem importante para pilotar com o uso de joelheiras e botas, além de coletes dos mais variados tipos, ajudando na mobilidade e na redução dos atritos contra a pele.

Coletes, cintas abdominais, cotoveleiras e Joelheiras


Posicionar joelheiras e cotoveleiras corretamente ou colocar o colete de impacto e a cinta abdominal são passos necessários para qualquer piloto que prefira que seu conjunto de roupas de motocross apareça, fazendo com que os equipamentos de proteção fiquem por baixo da camisa e calça de motocross. Aqui a sequência deve ser de baixo para cima, ao se colocar as joelheiras por primeiro, para então a cinta abdominal, cotoveleiras e então o colete de impacto.

Um detalhe importante nesse ponto - se seu colete for muito grande ou não tenha regulagens e tenha que ser vestido de uma forma diferenciada que diminui a mobilidade, as cotoveleiras podem atrapalhar, por isso, vale o bom senso para essa ordem. Caso você tenha um colete integral, o passo é mais simples, afinal, o coletes integrais podem até contar com tecidos que nem sequer necessitem da utilização de camisas segunda pele e já vem com todas as proteções inclusas em uma peça única para se pilotar.

Camisa e Calça


A hora mais simples provavelmente. Aqui a sequência é simples - camisa e depois calça. Afinal, a camisa acaba ficando por dentro das calças, assim você não crias arrastos desnecessários e em caso de uma pilotagem nas trilhas mais fechadas, a camisa de motocross não enrosca em nada e não rasga - até por isso, o motivo da grande maioria das marcas em fazerem as camisas de motocross com as barras traseiras alongadas - facilitar esse colocação e ajudar que nas movimentações ela saia de dentro da calça. 

Para a grande maioria das calças de motocross é preciso estar atento ao conjunto com o posicionamento correto em relação às joelheiras e botas, para que, tanto esses equipamentos protejam de forma eficiente, quanto a calça de motocross fique no lugar certo quanto aos painéis de movimentações e de proteções contra calor e atritos.


Botas


As botas para motocross são equipamentos indispensáveis em qualquer modalidade, tanto que, como em vários modelos de joelheiras articuladas, os fabricantes sugerem até mesmo uma ordem de fechamento das presilhas para garantir o máximo em fixação e segurança sem deixar de lado o conforto ao pilotar. A dica mais importante em relação às botas para motocross está não somente em seu fechamento que deve ser adequado, mas em relação ao próprio tamanho da bota.

É de extrema importância lembrar na hora da compra de adquirir sempre um número maior que o utilizado em seus tênis e/ou sapatos casuais. Isso é necessário pois com a adição do meião, parte da calça de motocross e em casos de inchaços ou molhar a bota podem fazer com que o tamanho menor cause incômodos durante e após a pilotagem.

Protetor de Pescoço e Capacete


Protetores de pescoço e capacetes assim como os demais equipamentos são indispensáveis para se pilotar em qualquer intensidade e modalidade. Na hora de se equipar a sequência entre esses dois equipamentos é óbvia, mesmo a grande maioria dos protetores de pescoço tendo as aberturas lateralizadas para facilitar a remoção em casos de acidentes, mas ele também permite a colocação em caso de você já ter posicionado o capacete de motocross, mas nesse caso, ele pode atrapalhar um pouco o ajuste junto ao corpo.

Assim como nos demais equipamentos, a fixação desses dois itens é fundamental para garantir o máximo em proteção de cada um deles, afinal, um descuido em um ponto de posicionamento ou mal ajuste em uma cinta pode comprometer e agravar ainda mais os danos em casos de quedas e acidentes.

Luvas


Após estar devidamente equipado, é hora de proteger as mãos e com isso as colocação das luvas. Colocá-las antes dos demais equipamentos pode atrapalhar nas fixação e os ajustes dos demais equipamentos como em casos de presilhas e cintas de ajustes mais finos, e que com luvas, pode ser um pouco complicado e alguns pontos podem passar desapercebidos.

O detalhe fundamental das luvas em relação aos demais equipamentos está relacionada ao fato de tamanhos. Uma luva muito grande pode comprometer sua pilotagem, assim com uma luva muito pequena causar vários incômodos e comprometer a durabilidade durante o uso.

Óculos


Por último, os óculos de motocross. Muitos pilotos ao colocarem ou deixarem o capacete por último já colocam o óculos de motocross para facilitar a vida. Mas o problema é que ele pode se soltar, ficar mal posicionado ou ainda se você colocar ele antes, acabar embaçando ou até mesmo tendo umas lâminas do tear-off arrancados sem querer. 

Então, sempre deixe o óculos por último, afinal mesmo com lentes tratadas e anti embaçantes, parado, ele tende a acumular gotículas de umidade e pode além de embaçar ficar úmido internamente, causando desconforto ou até mesmo atrapalhando a visão enquanto você pilota. Sem contar que além do ajuste da tira, ele não é um equipamento cheio de regulagens ou que exige um cuidado incrível nos mínimos detalhes em sua colocação. 

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