Pilotar com a visão limpa e nítida é muito importante para a sua segurança e até mesmo dos demais pilotos na pista. Por isso, agregar um sistema seguro e prático para manter a visão clara é fundamental.
Por isso, nós fizemos esse post para você tirar suas dúvidas e escolher o sistema certo para sua pilotagem, confira:
Nesse aspecto, são dois os métodos principais para manter a sua visão em dia ao pilotar, o Tear-off e o Roll-off.
Muitos pilotos não conhecem esses dois acessórios e acabam gastando em lentes para óculos de motocross ou detonando a lente favorita (e cara) sem necessidade.
Por isso, nós fizemos esse post para você tirar suas dúvidas e escolher o sistema certo para sua pilotagem, confira:
Tear-off
Basicamente, o tear-off é uma película que vai na frente da lente do óculos motocross e que impede a sujeira de ficar na lente. Essa seria a melhor definição para o que é um tear-off.
Mas como sempre, o básico no motocross não funciona, afinal, só uma película em uma trilha longa ou na pista por várias voltas e muito tempo não ajudaria muito.
E claro, que mesmo entre os tear-offs há uma diferença, já que tem dois tipos dele, tudo para garantir ainda mais qualidade na visibilidade e na praticidade de uso ao pilotar.
Os tear-offs são divididos em dois tipos: o convencional e o laminado. E com um detalhe - é fundamental escolher o correto para sua pilotagem para não ter problemas e decepções ao usar cada um deles.
A principal diferença entre eles é a composição e a espessura da película em sua construção.


A composição de cada tear-off é o que define na categoria dele, ou seja, isso faz com que seja convencional ou laminado. Isso interfere na espessura, colocação, durabilidade e visibilidade e preço.
Dependendo do modelo de óculos de motocross e a lente, ela já vem com pinos para a fixação do tear-off e é bom ficar ligado nesse ponto, afinal os pinos são muito importantes para a fixação do tear-off, independente de qual modelo ele seja.
O tear-off convencional é ligeiramente mais fino e consequentemente menos resistente aos impactos e atritos, riscando ele mais rapidamente. Em contrapartida, o tear-off convencional permite utilização de mais folhas ao mesmo tempo.
Claro, que quanto mais folhas em um tear-off convencional, a visibilidade vai sendo minimizada, se tornando mais fosca, então é sempre importante verificar quantas folhas o conjunto de lente e tear-off permitem de visibilidade clara para você pilotar.
Já no tear-off laminado, a quantidade de folhas é menor, pois ele é ligeiramente mais grosso, e deixa a visibilidade menos fosca, além de manter a durabilidade maior.
Portanto, um tear-off convencional permite mais praticidade para uso mais longo, mais praticidade na remoção da lâmina, mas menor visibilidade.
Em um tear-off laminado, a durabilidade é maior usando menos lâminas, a visibilidade é ligeiramente melhor, mas a remoção é ligeiramente mais difícil pela espessura, além do preço que sempre é maior.
Na imagem, a superior mostra o tear-off laminado e abaixo dela, a espessura e quantidade de tear-off convencional.
Roll-off
Considerado relativamente novo, o sistema de roll-off é uma aplicação mais à frente ao sistema de tear-off, especialmente no que se diz respeito à praticidade de uso, segurança e claro, sem prejudicar o ambiente, mesmo na atualidade muitas marcas fabricando tear-off com propriedades sustentáveis, que se dissolvem no ambiente.
O roll-off para óculos de motocross pode ser instalado em determinados modelos de óculos específicos de uma marca, ou seja, nesse sistema é necessário que haja compatibilidade de uso.
A construção do sistema de roll-off, nada mais é que uma estrutura completa com armação sobreposta na armação do óculos motocross, duas estruturas para bobinas, mud visor e película.
A armação não tem mistério, é feita por encaixe sobre a armação e com uma pequena fresta devido ao mud visor, que é uma estrutura semelhante à um canal que mantém a película ligeiramente longe da lente para que ela não encoste na lente e corra nas trocas.
Contando com a troca de película que vem da bobina, o sistema é acionado ao puxar um cordão que gira uma bobina, puxando a película, removendo a parte suja da película e enrolando ela no outro lado.


Qual sistema escolher?
Aqui a opção não é qual o melhor sistema escolher, mas sim qual cabe no seu bolso e qual a necessidade de frequência de uso desses sistemas, afinal, nem toda trilha é cheia de barro ou nas pistas nem sempre com o barro muito úmido.
Vale sempre pensar no sistema em relação à valores da lente que você usa, afinal, lentes mais caras que podem riscar pelo uso contínuo são sempre muito indicadas na utilização com esses sistemas.
Em geral, no enduro, o sistema de roll-off é muito importante pelo excesso de sujeira, como areia, barro e fuligem.
O que vale é pesar a sua necessidade em relação à praticidade que você precisa com o custo no bolso, afinal, em todos esses sistemas, mais cedo ou mais tarde você precisará repor as bobinas ou laminas.

Só aqui na Mx Parts você encontra a maior variedade de sistemas de tear-off e roll-off para sua pilotagem, sempre com as maiores marcas, os melhores preços e condições.
Clique AQUI e confira.
Mx Parts o melhor e maior site off-road do Brasil.