Desde Dezembro de 2019 a doença que teve início na China se alastrou pelo mundo e com ela um verdadeiro caos em todos os sentidos, obrigando as pessoas a ficarem em casa e consequentemente diminuindo as atividades esportivas, amadoras e muitas outras situações do dia a dia normal de cada um, sendo piloto ou não. Nesse post vamos tentar orientar você da melhor maneira possível a respeito desse assunto, principalmente quanto à dúvida - pilotar ou não pilotar nesse momento tão importante da saúde mundial, confira:
O que é o Corona Vírus/Covid-19?
É bem provável que nessas horas você já esteja até cansado de ouvir falar nesses dois nomes, mas é sempre bom ressaltar o que é e o que ele causa nos seres humanos, além é claro da forma de contágio, afinal, repetir essas informações nesse momento é mais que essencial para que fiquem bem claras para todos evitarem a propagação da doença ainda mais pelo país.
Da classe das doenças respiratórias, o Covid-19, teve o marco zero na província de Wuhan na China e acredita-se ter sido propagada por meio da ingestão de carne de animais silvestres contaminada. Verdade ou não, o fato é que a doença tem alto poder de infecção pelo meio aéreo, muito semelhante inclusive à gripe comum (Influenza), tanto na transmissão quanto nos primeiros sintomas - não passando disso em muitos casos, mas nos casos mais sérios ela pode levar à óbito.


Justamente por ter a transmissão por via aérea e principal porta de entrada ao sistema humano também pela boca, olhos ou nariz nas vias aéreas a transmissão é extremamente rápida, tanto que em menos de 3 meses ela já se instalou em quase todos os países do mundo, causando mortes e grande preocupação para todos os sistemas de saúde, se tornando uma Pandemia em escala nunca antes vista na era moderna. São Paulo foi a primeira cidade brasileira com paciente infectado pela doença e também pelo primeiro óbito no país.
Desde então, as restrições e demais medidas para a contenção no mundo afora beiram as supressões, ou seja, confinamentos (quarentenas) onde sair de casa é permitido pelos governos apenas em casos de reabastecimento alimentar e uso médico para garantir que a transmissão seja contida até o surgimento de uma vacina ou remédio eficiente para o combate ao vírus.
Em geral se aloja no nariz e/ou garganta, mas em casos mais sérios se alastra para brônquios, bronquíolos e alvéolos, gerando grave insuficiência pulmonar ao mitigar as células retendo líquidos, com grandes chances de levar o doente à óbito nessa fase da infecção em quadros de pacientes com algumas doenças pré existentes na maioria dos casos, mas ainda não há qualquer certeza sobre a doença, grupos tempo de sobrevida, danos posteriores e assim por diante, ainda é cedo para muita coisa.
Pilotar ou não pilotar nesse momento?
Praticar qualquer atividade esportiva é sempre muito importante para uma melhor manutenção da saúde, independente da modalidade, e com o motocross isso não é nada diferente. Mas por ser um esporte com modalidades que envolvem grandes grupos - competições em pistas ou ainda trilhões com os amigos final de semana, sair pilotando por ai não é nada aconselhável nesse momento.
Aglomerar pessoas em uma atividade física é praticamente proibido em vários países do mundo, imagina no motocross, onde o esporte individual em si nas competições é o foco, mas ele é realizado com várias pessoas ao mesmo tempo, assim como nos trilhões por ai.
Mas a pior parte não é somente a união de grupos ou pessoas para pilotar e assistir aos eventos, mas sim o risco em si para cada piloto. Pilotar sempre gera o risco do acidente. Seja por uma queda, seja por uma batida simples.
Cair nesse momento e se machucar está fora de cogitação, afinal, mesmo que você não apresente os sintomas, (o que não significa que você não tenha a doença incubada) se machucar pode fazer você ter que procurar ajuda médica.

Ao cair e sofrer alguma fratura ou lesão, estes farão com que seu corpo necessite de repouso e recuperação, e em um sistema de saúde sobrecarregado com uma infecção de alta transmissividade e um vírus agressivo, você será um caso potencial para adquirir a doença. Por isso, por mais difícil que seja nesse momento, pilotar deve estar praticamente fora dos seus planos, mesmo que seja sozinho.

O que fazer para manter o ritmo?
Devido à toda essa situação, todas as autoridades de saúde orientam
- Lavar/limpar as superfícies e mãos regularmente com sabão e/ou álcool (70º g/L) - incluindo sua moto e seus equipamentos principalmente
- Permaneça em casa se seus sintomas forem leves e só procure um médico se estes se agravarem
- Manter as atividades físicas sem riscos ou exageros cometidos por desgastes físicos
- Respeite as orientações/recomendações médicas e governamentais sempre
- Permanência em casa apenas com os residentes locais, sem visitas
Algumas dicas para você se exercitar em casa:
Não precisa achar que você tem que ter uma academia à mão para se manter na ativa. Exercícios simples como alongamentos, flexões, abdominais e polichinelos já são um bom começo para manter o foco nas atividades físicas indoor. Os chamados exercícios de Total Hiit são excelentes opções aeróbicas para se manter ativo e você encontra vários vídeos na internet para acompanhar seus treinos e no seu ritmo.