Home > Curiosidades > Como manter a saúde mental e os treinos em casa? Parte 1
Como manter a saúde mental e os treinos em casa? Parte 1
25/03/2020
Curiosidades
Nesses tempos difíceis, longe das pistas e trilhas, se manter firme e ocupado é mais que necessário para encarar a monotonia de ficar em casa. Por isso nesse post conversamos com o psicólogo Tiago R. Wentzel que dá algumas dicas para manter a mente saudável nesse momento complicado da humanidade, confira:

Por quê a saúde da mente é tão importante?


Mens sana in corpore sano. A frase em latim que traduzida, significa mente sã - corpo são, nunca estiveram tão propícias para a modernidade e não se trata apenas de quem realiza exercícios ou atividades físicas intensas, todos os dias num ritmo frenético.

A chegada avassaladora do Covid-19 em todo o mundo, tem obrigado de certa forma a manter as pessoas em casa, e consequentemente afastados de todas as atividades cotidianas de lazer e entes queridos colocando a prova não somente a capacidade física de cada um, mas principalmente a mental.

Por isso, trocamos uma ideia com o psicólogo Tiago R. Wentzel que nos contou um pouco mais sobre como é importante se manter com a mente saudável, até mesmo em escala maior que a do próprio corpo, afinal cuidar da sua mente em momentos ociosos é uma tarefa que exige muito mais do que se possa imaginar.
Durante a quarentena, muitas pessoas se vêem perdidas de certa forma, mesmo falando o ano inteiro que queriam ter uns dias para fazer isso ou aquilo em casa e nesse momento que podem, não o fazem, ficam entendiados como se não tivessem nada para fazer. 

E porquê não fazer?

Para quem está em home office, manter a rotina do trabalho é fundamental. 

Coisas simples como trocar de roupa, organizar e estabelecer o espaço de trabalho, horários, alimentação e espaço social mesmo por meio virtual é muito importante e isso já ajuda a manter a mente em um ritmo de tarefas similares ao condizente com o dia a dia.

E quem não está trabalhando em casa? O que fazer?


São vários fatores que auxiliam a manter a mente ocupada e saudável. 

Criatividade, rotina e disciplina são três características que ajudam muito a ter nesse momento de quarentena a mente saudável, ou seja, é necessário mais que tudo, criar uma rotina para seu dia, até mesmo com horários se for necessário, tudo dentro do mais próximo do que é feito no seu cotidiano. 

Mas para quem está em casa e não tem nem como simular algo do seu dia de trabalho, vamos ajudar com algumas dicas simples para sua mente se manter longe do tédio, confira:

Se mantenha mentalmente ativo - Assistir programas, jogar ou realizar questionários (mesmos os online ou aqueles que surgem pelas suas mídias sociais) ajudam a manter a mente ligada. 

Quebra cabeças e até mesmo desmontar e limpar partes simples da sua moto e equipamentos de motocross são uma excelente opção para esse momento.

Auto controle - entenda que por mais apreensivo que seja esse momento ele é transitório e manter a calma e o controle são essenciais. 

Busque informações de fontes confiáveis e sem as neuras do minuto a minuto, isso só aumenta o stress, a ansiedade e o medo. 

Respire fundo, se puder medite ou ore, são soluções simples para manter a mente calma e o corpo quieto e que podem se tornar um hábito para seus dias mais estressantes pós trabalho inclusive.

Tenha auto cuidado - tente manter sua mente controlada e sadia com ações simples - o famoso se policie. Reclamar o tempo todo não ajuda em nada, além de gerar ainda mais perspectivas negativas.

Não seja uma esponja - absorver tudo quanto é informação é uma armadilha para sua mente. Aprenda a filtrar o que é necessário para seu dia e de forma positiva, principalmente com os outros na sua casa ou por meio de conexões sociais.

Treine sua compreensão - esse é um momento delicado e o nervosismo pode causar confusões nas pessoas devido ao medo, angústias e stress. Respire fundo e tente entender a visão do outro sem exaltar os ânimos - isso não faz bem à ninguém, lembre-se manter a serenidade é uma das chaves para uma mente saudável.

Continue com suas rotinas ou mude - imagine seus finais de semana sem pilotar. Dá pra fazer igual no seu dia a dia? Se der, ótimo. Se não der, crie rotinas agradáveis, leia, converse, ensine até mesmo seu esporte favorito e aprenda com os outros aquilo que não era tão chamativo.

Fale se precisar de ajuda - existem pessoas que não conseguem lidar com essas situações. Converse sempre que possível com elas e se você for uma delas FALE.

Aprenda mais sobre sua moto e pilotagem - tempo livre? A hora de aprender ainda mais sobre sua paixão é agora. Limpe sua moto como nunca antes, veja vídeos, competições, tire proveito das informações sobre seu esporte e modalidades favoritos para depois aplicar sobre as pedaleiras.

E no próximo post, falaremos um pouco mais sobre como cuidar do seu corpo, fique ligado 
Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Parts Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.