É muito comum após uma pilotagem nas trilhas ou pistas voltar para casa com aquela satisfação única e também cheio de sujeira. Mas o que é normal para quem pilota nem sempre é igual para quem não pilota e especialmente para quem se incomoda com a sujeira.
Na hora de limpar toda a sujeira, é fundamental que alguns pontos e equipamentos tenham mais cuidado para a limpeza que outros, seja pela qualidade dos materiais, seja pela durabilidade e necessidade de limpeza que eles precisam ter.
Por isso, vamos te ajudar com alguns pontos fundamentais na hora de lavar seus equipamentos motocross com muito cuidado para não ter problemas no uso e nem na durabilidade, se liga:
Porquê limpar seus equipamentos motocross?
Caso você espere demais para realizar a limpeza dos seus equipamentos de motocross, ou ainda não limpe eles antes do próximo uso nas trilhas/pistas, saiba que eles podem ter sérios comprometimentos em relação à funcionalidade ou ainda durabilidade.
Não limpar seus equipamentos motocross, significa que espumas, tecidos e plásticos terão mais chances de ressecarem, quebrarem ou ainda comprometer as características de funcionalidade, como filtros ultravioletas, proteção à impactos e perda de cores, por exemplo, sem contar no mau cheiro e sujeira por todo o lado que vai acabar caindo só de pegar no equipamento.
Por isso, evite sempre que puder deixar suas roupas e equipamentos para motocross para serem limpas nos dias após o uso, a umidade em si junto com a sujeira podem comprometer muito mais do que você imagina das características que cada equipamento possui, fazendo com que a durabilidade e o funcionamento do equipamento motocross sejam comprometidas.


Por onde começar a limpeza dos equipamentos de motocross?
Caso você não tenha uma lavadora ou alguém para jogar água em você, lavar seus equipamentos de motocross individualmente é a opção mais sensata e também não muito difícil de ser realizada.
Deixar seus equipamentos separados já é um início legal para economizar água e não perder a chance de uma boa limpeza, então molhar cada um deles e deixar a água umedecer a sujeira é um passo muito importante para uma remoção da sujeira mais eficiente.
Para começar a sua limpeza, as botas motocross são uma boa opção, afinal, elas são o equipamento que mais sofre (na maioria das vezes) com a sujeira, pois ela está mais em contato com o solo, impactos e também possui pontos que a sujeira pode se acumular e causar danos. Os capacetes motocross tem em vários modelos a opção de remoção da forração que ajuda muito na durabilidade, e para a limpeza facilita muito e é o mais indicado a ser feito sempre.
Outro equipamento importante para a limpeza são as joelheiras e o capacete motocross. Especialmente se eles possuem forrações e tecidos telados, dobradiças e pontos com parafusos ou encaixes que podem acabar com lama ou barro.
Remover esses pontos de sujeira é fundamental para que além do mau cheiro, o funcionamento das dobradiças e articulações ou do sistema de refrigeração sejam eficientes.
Para os coletes motocross o processo é o mesmo, especialmente para as tiras em velcro®, que se acumularem sujeira podem ter a durabilidade reduzida drasticamente e consequentemente a funcionalidade também na fixação e ajuste para o uso se torna praticamente nula e muito incômoda.
Já as roupas motocross são um pouco mais simples, afinal após a lavagem para remover a sujeira mais grossa, elas podem até ser colocadas de molho em água com sabão neutro mesmo, e por apenas 2 ou três horas para serem enxaguadas e então penduradas até a secagem.
Por fim, os óculos motocross requerem um cuidado especial. Para limpá-los, é necessário remover a lente primeiro ou deixá-lo de molho com sabão neutro para remover a sujeira mais grossa, sem esfregar a lente para não riscá-la.
Dê preferência para a remoção dessa sujeira sempre em água corrente para evitar que isso aconteça. Já as espumas e tiras são mais fáceis e podem ser lavadas normalmente.


O que utilizar para lavar seus equipamentos de motocross?
Mas apenas água não funciona e nem tudo dá para lavar só de lavadora de alta pressão para que os equipamentos motocross fiquem limpos e funcionando normalmente. É preciso utilizar algo a mais sempre.
Alguns protetores plásticos ou emborrachados não podem ter contato com substâncias químicas diferentes da glicerina (a mesma utilizada em sabões neutros), portanto, é crucial seguir algumas regras bem específicas:
- Não use detergentes oxigenados - eles corroem couros, estampas e sintéticos, além de deteriorarem as colorações dos tecidos
- Dê preferência para lavagem de dentro para fora sempre que possível, assim como para a secagem (vire a roupa mesmo)
- Lave à mão e com sabões neutros na água fria - evite máquina de lavar e se julgar necessário, lave em ciclos suaves
- Não esfregue com metais ou até mesmo com os dedos materiais como plásticos, borrachas, espumas e lentes
- Não deixe seus equipamentos na bolsa de roupas ou sem lavar mais de um dia após o uso
- Nunca lave junto ou deixe de molho equipamentos e roupas que possuam velcro®
- Deixe a secagem para ser feita à sombra
Esses pontos são muito importantes para manter a limpeza e a funcionalidade dos seus equipamentos motocross.

Só aqui na Mx Parts - o maior e melhor site off-road do Brasil você encontra tudo em equipamentos para sua pilotagem, sempre com os melhores preços e condições.
Acesse AQUI agora mesmo e confira.