Versatilidade para encarar estradas, estradões e trilhas leves. Conforto para pilotar por horas e geralmente motor e autonomia para suportar longos períodos e diferentes tipos de terrenos.
Essas são algumas das características que as Big Trails trazem para os pilotos e que ao longo dos últimos anos cresce cada vez mais.
Como surgiu o efeito Big Trail?
E da própria Alemanha que veio a fama do estilo com a BMW ao lançar o modelo GS - voltado para esse nicho e já com 50cv e que atingiam até 170 Km/H, tornando as motos conhecidas pelo termo All-Terrain, ou seja, para todos os terrenos de uso.
A partir daí só foi avanço, até que em 1981, a própria BMW R80 GS venceu o rali Paris-Dakar e surgindo assim outros ícones lembrados até hoje - a Honda África Twin e a Yamaha Super Ténéré e que as próprias montadoras ainda mantém em suas linhas como edições prestígio.


Cara de estrada, pegada off-road ou o inverso?
A maioria dos fabricantes removeram a cara off-road que vários modelos tinham, como nas famosas XT, XTZ, DR e GS que incluíam para-lamas dianteiros maiores, como nos modelos de pista e trilha convencionais que os possuem até hoje.
Mas as misturas não pararam por ai até a atualidade.
Contanto com vários adereços e sistemas utilizados nas motos de motocross, as Big Trails oferecem suspensões capazes de suportar saltos mas com regulagens práticas como em uma superbike, que possibilita deixar mais rígidas para o uso on-road.
Sistemas de freios avançados na maioria dos modelos auxiliam na estrada e também no modo off-road, já que capacidade de frenagem nunca é demais e com uma moto grande e em geral pesada, tal eficiência é de extrema necessidade.

A altura elevada de assento, suspensão e guidão oferecem um posicionamento superior para lidar com terrenos acidentados, especialmente em pé. Esse tipo de característica também é ótima para passar pelos ambientes e corredores dentro das cidades, fazendo com que uma trilha de final de semana possa ser finalizada pelas ruas sem grandes problemas.
Além disso, a maneabilidade das Big Trails oferece uma pilotagem para viajar com segurança e tranquilidade em velocidades de cruzeiro, ou seja, você até pode acelerar como em uma superbike, mas a resposta será muito similar à de uma custom.
As diferenças para as motos 100% off-road estão no curso de suspensão mais elevado com um desempenho gigante na autonomia e nas tecnologias frente às motos de motocross, que em muitos modelos não tem nem painel de dados ou freios abs como é o caso de vários modelos das Big Trails de entrada do mercado, inclusive, a própria BMW já possui modelos teste elétricos e autônomos - isso mesmo. Motos que andam sozinhas.
Por fim, assim como o melhor do mundo on-road e off-road, as Big Trails possuem muitas ofertas de motorização e até mesmo esse é um dos motivos de ter um crescimento tão grande e é claro que tudo isso tem seus prós e contras, como falaremos a seguir:


O melhor de dois mundos em uma moto só?
Aquela certeza de viajar tranquilo pelas estradas sem se preocupar se surgir um caminho de estrada de chão, um morro ou montanha de difícil acesso, é quase certo ao estar pilotando uma Big Trail.
Os pontos favoráveis para as Big Trails são a ergonomia de pilotagem, a autonomia de viagem, a capacidade de encarar multi terrenos - incluindo os buracos das cidades, as tecnologias aplicadas para diferentes modos de pilotagem, controle de frenagem, tração e até mesmo de regulagem automática da suspensão fazem desses modelos excelentes opções para quem quer fazer moto turismo.
O aumento considerável nas vendas desde 2018 faz com que essa seja um opção favorável para quem não quer só encarar as trilhas com a galera de final de semana, especialmente se já tem esposa e filhos maiores e resolveu curtir a vida mesclando dois mundos sobre rodas.
... Mas....
Claro que para pilotar uma moto dessas, estar equipado é essencial. Várias marcas do motocross mundial possuem linhas especiais para o uso em conjunto com esse estilo de moto, como a Fox Legion que você conhece clicando AQUI.
Isso machuca no bolso? Também. Afinal com a procura, os valores aumentam e com eles, equipamentos e afins voltados para o uso em conjunto com esse tipo de moto. Além disso, valores de seguros e visibilidade também subiram, fazendo com que esses modelos de motos passassem a ser muito visados por ladrões por ai.
Mas com toda a tendência atual do mercado, ela tende a continuar crescendo, já que caiu na graça de muitos pilotos, então sim. Se você está pensando em encarar uma, pode ir sem medo que o mercado delas ainda está longe de acabar por aqui.


Só aqui na Mx Parts você tem o melhor em equipamentos para motocross das mais diversas modalidades.
Clique AQUI e confira.
Mx Parts - o maior e melhor site off-road do Brasil.