Home > Motos > A calibragem ideal para os pneus off road
A calibragem ideal para os pneus off road
09/11/2017
Motos

A calibragem dos pneus para praticar motocross é uma grande dúvida de vários pilotos e, alguns que não são curiosos para saber sobre, acabam nem se preocupando com a calibragem ideal dos seus pneus. Mas ta aí uma coisa que pode fazer diferença na sua performance: o pneu com a calibragem ideal vai deixar a moto mais leve ou pesada, de acordo com o terreno que você está andando.


Existem variantes para achar a calibragem certa, e uma delas é o terreno. É preciso levar em consideração o lugar em que você vai correr: é lama? Pedra? Liso? Com bastante tração? Cada terreno pede um volume de libras diferente.


Por exemplo, a calibragem média usada nos pneus é 13 libras. Mas em uma pista molhada, um trecho mais úmido ou tracionado, você pode usar de 9 a 10 libras, de acordo com seu pneu e câmara. Já em um terreno arenoso, 13 a 15 libras são suficientes para fazer com que a moto flua e não fique pesada na hora de andar.

Mas pera aí, quer dizer que o pneu e câmara também influenciam na calibragem ideal?

SIM.

Hoje o mercado off road oferece uma variedade imensa de marcas e tipos de pneus, qualidade e densidade da borracha. Os mais conhecidos se separam em macio médio (soft mid) ou médio duro (mid hard). As câmaras de ar, por sua vez, possuem variações de modelos mais finos e mais grossos. Se você está pilotando em um terreno úmido e usa uma calibragem mais baixa, a vantagem é usar também uma câmara grossa - assim a chance de furar o pneu é bem menor.

A verdade é que não existe uma fórmula secreta. Não existe como dizer para você qual é a melhor calibragem para se pilotar, pois além dela variar com o pneu, câmara e terreno, também varia de acordo com o peso do piloto.

O piloto Wellington Garcia, campeão goiano de motocross, conta no seu canal do youtube algumas das suas preferências na hora de pilotar:

“Geralmente, se pode usar menos libras em um pneu mais duro, porque ele é mais firme. Já um pneu macio precisa ficar um pouco mais cheio para não dobrar tanto nas curvas. Quando a pista tem muita pedra você precisa usar uma calibragem alta, por exemplo 15lbs. Em caso de lama, costumo usar 10lbs no pneu traseiro (se a pista não tiver pedras) e 12 no pneu dianteiro. Escolho colocar mais libras no da frente porque quando você anda na lama a frente da moto já fica mais pesada, e se você abaixa ainda mais a calibragem do pneu ela fica mais pesada, com isso você pode machucar seu braço pelo esforço maior ou, no mínimo, ficar bem mais cansado.”

Leve em consideração as dicas da Mx Parts e do piloto Wellington Garcia para tirar suas próprias conclusões. Cada piloto deve experimentar as variações de volume de libras e diferença entre pneus e terrenos para ver qual combina mais com seu estilo de pilotagem.


Essa é uma questão que deve ser definida com o uso, na prática. É preciso colocar a calibragem, andar e sentir a moto para saber como ela se comporta com aquele volume.


Confira abaixo um vídeo do canal da Mx Parts no youtube sobre a calibragem dos pneus off road.

Posts Relacionados
Dicas
Dica de ouro para ser mais rápido nas pistas
08/11/2017
Conheça uma dica de ouro que vai te fazer ser mais rápido nas pistas e jogar lama em quem ficar para trás.
ver mais
Dicas
Dicas para conseguir patrocínio
24/10/2017
Confira dicas para conseguir patrocínio no inicio da carreira no motocross.
ver mais
Dicas
Como aumentar a vida útil da bota de motocross?
03/08/2017
Conheça dicas que vão te ajudar a manter a vida útil da bota de motocross e deixá-la parecendo nova por muito tempo
ver mais
Motos
Motos 2T
05/10/2017
Entenda algumas diferenças que são cruciais na hora de pilotar uma moto 2 tempos.
ver mais
Equipamentos
Botas Alpinestars Tech 1, 5, 7 e 10
08/08/2017
Entenda a diferença entre as botas Alpinestars Tech 1, Tech 5, Tech 7 e Tech 10.
ver mais
Equipamentos
Conheça top 5 modelos de conjuntos para pilotar
14/08/2017
Conheça quais são os cinco modelos de conjuntos que são referência em roupas técnicas para qualquer piloto.
ver mais
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Parts Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.