Qual a diferença entre guidão Crossbar e Fatbar?

O guidão é uma das peças essenciais para qualquer piloto, ajudando ou dificultando no posicionamento, conforto, resistência e domínio da moto.

Sendo oferecido no mercado uma grande variedade de marcas, mas basicamente em dois modelos de guidões para motocross ou trilha, que são os Crossbar e Fat Bar.

Muitas pessoas nos perguntam como saber se o guidão que já possuem ou pretendem adquirir é Fat Bar ou Crossbar e como saber o diâmetro do adaptador deles, por isso decidimos criar este post para tentar ajudar a entenderem melhor.

Guidão Crossbar
Guidão Crossbar

Guidão Crossbar:

São os modelos que possuem uma barra no meio do guidão, o que ajuda a diminuir a vibração do guidão e também em casos de um tombo forte evita que o guidão empene naquela região.

Geralmente os guidões crossbar (com barra) tem a espessura de 22mm, com algumas exceções como o Renthal Twinwall que é o modelo top de linha da marca com 28mm de espessura, estes guidões são vendidos geralmente sem o adaptador, pois a maioria das motos originais tem a mesa original com 22mm.

Por terem a barra no meio o protetor de guidão será sempre em formato cilíndrico para que proteja toda área que possa ocorrer contato com o rosto ou corpo do piloto, evitando uma lesão mais séria.

Guidão Fatbar
Guidão Fatbar

Guidão Fatbar:

Estes não possuem a barra no meio do guidão, por isso são todos mais “grossos” em relação aos Crossbar, com 28mm de espessura, alguns com até 31,75mm como o Oxxy, proporcionando maior durabilidade e resistência em quedas para que o guidão não empene.

Adaptador Guidão 28mm
Adaptador Guidão 28mm

O protetor de guidão, “espuma”, é sempre em um formato quadrado, protegendo o piloto contra um impacto com o adaptador de guidão, peça que na maioria das motos é necessária para instalar os guidões de 28mm em mesas de 22mm, com exceções como a YZF 250/450 que já vem com o guidão Fat Bar.

Lembramos que a manopla não tem diferença do guidão fatbar ou crossbar, pois a medida das extremidades são as mesmas, mudando apenas no centro de 22mm para 28mm.

 

 

Related posts:

Deixe uma resposta