Qual a diferença entre guidão Crossbar e Fatbar?

O guidão é uma das peças essenciais para qualquer piloto, ajudando ou dificultando no posicionamento, conforto, resistência e domínio da moto.

Sendo oferecido no mercado uma grande variedade de marcas, mas basicamente em dois modelos de guidões para motocross ou trilha, que são os Crossbar e Fat Bar.

Muitas pessoas nos perguntam como saber se o guidão que já possuem ou pretendem adquirir é Fat Bar ou Crossbar e como saber o diâmetro do adaptador deles, por isso decidimos criar este post para tentar ajudar a entenderem melhor.

Guidão Crossbar

Guidão Crossbar: 

São os modelos que possuem uma barra no meio do guidão, o que ajuda a diminuir a vibração do guidão e também em casos de um tombo forte evita que o guidão empene naquela região.

Geralmente os guidões crossbar (com barra) tem a espessura de 22mm, com algumas exceções como o Renthal Twinwall que é o modelo top de linha da marca com 28mm de espessura, estes guidões são vendidos geralmente sem o adaptador, pois a maioria das motos originais tem a mesa original com 22mm.

Por terem a barra no meio o protetor de guidão será sempre em formato cilíndrico para que proteja toda área que possa ocorrer contato com o rosto ou corpo do piloto, evitando uma lesão mais séria.

Guidão Fatbar

Guidão Fatbar:

Estes não possuem a barra no meio do guidão, por isso são todos mais “grossos” em relação aos Crossbar, com 28mm de espessura, alguns com até 31,75mm como o Oxxy, proporcionando maior durabilidade e resistência em quedas para que o guidão não empene.

Adaptador Guidão 28mm

O protetor de guidão, “espuma”, é sempre em um formato quadrado, protegendo o piloto contra um impacto com o adaptador de guidão, peça que na maioria das motos é necessária para instalar os guidões de 28mm em mesas de 22mm, com exceções como a YZF 250/450 que já vem com o guidão Fat Bar.

Lembramos que a manopla não tem diferença do guidão fatbar ou crossbar, pois a medida das extremidades são as mesmas, mudando apenas no centro de 22mm para 28mm.

 

 

2 respostaspara “Qual a diferença entre guidão Crossbar e Fatbar?”

  1. Piracetam disse:

    Gostaria de considerações do guidão, infelizmente tomei uma fechada quarta-feira e fui para o chão, felizmente somente prejuízo material, na hora do tombo não sei como pensei, mas vi o tompo e joguei a moto para um lado e fugi para o outro. Pois bem, entortou um pouco meu guidão, coisa pouca, ele é original o mecânico diz que da para consertar, tão pouco foi que estou rodando com ela, porem em viagem creio que ira incomodar, o que me dizem dos guidões que estão instalando? vejo que o original tem um suporte de metal que utilizo para pendurar meu GPS, para mim é util, porem o que me instiga é a simplicidade dos guidões sem este suporte, é mais frágil? resistente? desculpe minha ignorância gostaria de opniões. Obrigado.

  2. Juninho disse:

    Os guidoes sem a barra no meio, que provavelmente é onde você prende o GPS, eles são mais reforçado tendo 28mm de espessura.
    Por isso são mais caros até.

    Atenciosamente

    Junior

Trackbacks/Pingbacks

  1. A História do Motocross | MxParts - NetAdventure - [...] o guidão não estava fixo á coluna de direção, que ficava deslocada para trás, era preciso uma [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>